Nos passados dias 6 e 7 de dezembro, decorreu o XX Certame Lusitano de Tunas Académicas, CELTA. Organizado pela Tuna de Ciências da Universidade do Minho, Azeituna, o festival acolheu diversas tunas de todo o país.

Numa noite em que “a sala não esteve cem por cento cheia, mas esteve perto disso”, como diz o membro da Azeituna, José Sá, o Theatro Circo acolheu tunas de todo o país. O entretenimento do espetáculo foi marcado por uma notória inspiração em programas televisivos dos anos 90 e por convidados especiais da Azeituna, como “Reportório Osório” e “BiróDisco”. Todos os dias, após as atuações, a festa continuava na Toca, Trabalho de uma Oficina Cultural e Associativa, o “after-party” do CELTA.

Como é tradição, as tunas convidadas estavam a concurso, e foram atribuídos prémios em diversas categorias. A Desertuna, vinda da Covilhã, levou para casa o galardão mais desejado, o de Melhor Tuna.

O CELTA foi uma iniciativa muito interessante, que reuniu vários grupos de várias universidades e penso que deveriam ser feitas mais iniciativas como esta, promovendo o convívio e divertimento. Foi um grande espectáculo, com muito divertimento à mistura, grandes convidados e espero que se repita nos próximos anos”, afirma um estudante da Universidade do Minho, Jéssica Silva.

 Marta Roda e Raquel Luz