O Vitória SC perdeu esta quinta-feira em casa, por 1-2, diante dos franceses do Lyon, na última jornada do Grupo I da Liga Europa. Apesar de ter chegado ao intervalo a vencer, a turma vimaranense não conseguiu obter um resultado positivo no último jogo da sua caminhada europeia, depois de ter jogado a última meia hora com menos um jogador.

A equipa vitoriana entrou muito bem na partida, revelando uma boa atitude competitiva e um bom registo ofensivo. Esta postura da formação vimaranense viria a culminar em golo, logo aos 11 minutos de jogo. Livre batido pela esquerda por Addy, Tomané ganhou o ressalto, dominou com o peito e atirou a bola para dentro da baliza, à guarda do português Anthony Lopes.

Apesar do golo obtido, os pupilos de Rui Vitória não relaxaram e continuaram em busca de um novo golo. Já o Lyon revelava-se uma equipa demasiado passiva quer defensivamente, quer ofensivamente, só conseguindo incomodar o guardião Douglas em lances de bola parada.

Ainda na primeira parte, destaque para uma jogada da turma vimaranense. Aos 38 minutos, Malonga lançou Crivellaro, que atirou para a baliza, mas o lateral Zeffane cortou o lance já em cima da linha de golo, evitando que a formação minhota chegasse ao intervalo a vencer por dois golos de diferença.

No regresso dos balneários, o Lyon começou a chegar mais vezes à baliza vitoriana, apesar de a equipa vimaranense continuar a gerir a partida. No entanto, o jogo viria a mudar de figura ao minuto 61. Pedro Correia cometeu falta para grande penalidade sobre Gourcuff, levando o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, que deixou o Vitória reduzido a dez elementos, para os últimos trinta minutos do desafio.

Esta expulsão iria acabar por ser bem explorada pela equipa do Lyon, que aproveitou para operar uma cambalhota no marcador. Primeiro, aos 63 minutos, Gomis converteu a grande penalidade, empatando a partida. Logo de seguida, aos 66 minutos, seria Ferri a colocar o Lyon em vantagem, após um remate colocado com o pé esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes Douglas.

A equipa minhota ainda tentou lutar contra as adversidades que lhe surgiram pela frente. No entanto, a formação de Guimarães não conseguiu mais faturar, apesar das oportunidades de golo desperdiçadas. Destaque para dois lances de Freire e Nii Plange, que viram os seus remates esbarrarem nos postes, bem como para o guardião do Lyon, Anthony Lopes, que por variadíssimas vezes, negou o golo aos homens da turma minhota.

Com esta derrota, o Vitória terminou a sua participação na Liga Europa no 3.º lugar do Grupo I com cinco pontos, fruto de uma vitória, dois empates e três derrotas, despedindo-se, por esta época, das competições europeias.