Gil Vicente despede-se da Taça da Liga com derrota
O Gil Vicente despediu-se edição 2013/2014 da Taça da Liga com uma derrota, por 1-0, diante do Benfica, em jogo realizado no Estádio do Restelo. Numa partida que apenas serviu para cumprir calendário, a turma comandada por João de Deus nunca se encontrou, não conseguindo incomodar a equipa encarnada, que atou com um onze constituído por segundas e terceiras escolhas.
Apesar da notória falta de entrosamento, o Benfica entrou melhor na partida. Guiados por um André Gomes inspirado, a formação treinada por Jorge Jesus foi a que esteve mais perto de inaugurar o marcador durante a primeira parte. Primeiro aos nove minutos, num lance de Sulejmani e Ivan Cavaleiro que acabou nas mãos de Adriano e, aos 21 minutos, quando Funes Mori atirou ao lado após combinação com André Gomes.
No entanto, aos 29 minutos chegaria o lance de maior perigo de toda a primeira parte. Funes Mori, ao penetrar na área gilista, foi derrubado por Vítor Vinha, tendo Bruno Esteves assinalado grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, o mesmo Funes Mori vacilou, permitindo a defesa a Adriano, que ainda conseguiu importunar Sulejmani numa tentativa de recarga frustrada.
Até ao fim da primeira parte, destaque novamente para Adriano, que evitou por duas ocasiões o golo encarnado, após um canto direto batido por André Gomes e no qual o guarda-redes do Gil Vicente ainda defendeu uma recarga de Steven Vitória em cima da linha de golo.
No reatamento da partida, a equipa minhota continuou sem se encontrar perante um Benfica mais ameaçador. Seria com este tónico que, aos 50 minutos, Rúben Amorim viria a balancear pela primeira vez as redes do Restelo. No entanto, o lance seria anulado por fora-de-jogo do jogador benfiquista.
Aos 56 minutos, o inevitável golo encarnado acabou por aparecer. Cruzamento de André Almeida pela direita, Funes Mori cabeceia à trave e Sulejmani, na recarga, atira para o fundo das redes da baliza à guarda de Adriano.
Após o golo encarnado, João de Deus tentou mudar o rumo dos acontecimentos com a entrada de Diogo Viana, Luís Martins e Nwankwo. Apesar das alterações efetuadas, o Gil Vicente não conseguiu modificar a exibição, revelando-se incapaz de importunar a formação lisboeta até ao final da partida.
Já do outro lado, Jorge Jesus colocou em campo os jovens João Cancelo, Bernardo Silva e Hélder Costa, jogadores que mostraram bons pormenores e que ainda estiveram perto de aumentar a vantagem encarnada. Destaque para dois remates perigosos de Hélder Costa e ainda para um cabeceamento de Bernardo Silva que passou por cima da baliza de Adriano.
O Gil Vicente acabou derrotado sem contestação e falhou no teste de preparação para o embate da próxima semana, para a Liga ZON Sagres, novamente diante do Benfica, no Estádio Cidade de Barcelos. Quanto à Taça da Liga, a formação barcelense despede-se da competição com apenas dois pontos conquistados, enquanto o Benfica avança para as meias-finais onde irá defrontar o FC Porto.