HC Braga vence Sporting
O HC Braga venceu, esta noite, o Sporting, por 4-2, no Pavilhão das Goladas, em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão de Hóquei em Patins.
Numa partida bastante disputada e dinâmica, as equipas procuraram desde início a baliza adversária, embora sem nunca desprotegerem as suas redes. Com poucas oportunidades de golo, aos sete minutos de jogo, Diogo Lã, isolado, não conseguiu bater o experiente guardião da equipa do Braga, Guilherme Silva.
O golo só chegou a cerca de nove minutos do intervalo, por intermédio do capitão do Sporting, Ricardo Figueira, que aplicou um potente remate do meio-campo, com os jogadores do Sporting a taparem o ângulo de visão ao guarda-redes da casa. Guilherme Silva não conseguiu acompanhar a trajetória do esférico e acabou batido.
O HC Braga tentou recompor-se e procurou alcançar o empate ainda antes do fim da primeira parte. A quatro minutos do intervalo, Piolho desviou um remate dentro de área e estabeleceu a igualdade no marcador. Pouco depois, as equipas recolhiam aos balneários, com 1-1 no placar, numa partida muito equilibrada, em que era notória a vontade de ambas as equipas em levar os três pontos de Braga.
A etapa complementar iniciou-se de forma semelhante à primeira: muitos contra-ataques, num jogo de grande contacto físico e muito movimentado.
À passagem do minuto cinco, o HC Braga fez a décima falta, o que levou o Sporting a beneficiar de um livre direto. Ricardo Figueira avançou para a marca, mas não conseguiu bater o guardião da casa. Volvidos três minutos, o Sporting dispôs de uma grande penalidade. Filipe Bernardino saiu do banco e não desperdiçou, colocando novamente os visitantes em vantagem no encontro.
A formação minhota procurou reerguer-se no jogo e, na jogada imediatamente a seguir, beneficiou de uma grande penalidade, mas o capitão, Luís Filipe, não soube transformá-la em golo.
O HC Braga pressionava em busca da vitória e o golo do empate acabou por surgir sensivelmente a meio da etapa complementar. Rodrigo Sousa, de livre direto, conseguiu bater o guardião sportinguista, estabelecendo nova igualdade no Pavilhão das Goladas.
A reviravolta surgiria a nove minutos do apito final, com Fred, dentro da grande área, a finalizar da melhor maneira e colocar pela primeira vez a equipa da casa em vantagem no encontro, para explosão de alegria dos muitos adeptos da casa presentes. Depois disso, a equipa bracarense soube gerir a vantagem até o final e ainda conseguiu ampliá-la, no último minuto de jogo, novamente por intermédio de Fred, que, de livre direto, sentenciou a partida, estabelecendo o resultado em 4-2.
Na próxima jornada, o HC Braga desloca-se ao reduto do HC Mealhada, em jogo a ser disputado no dia 25 de janeiro, às 18 horas.