SC Braga bate Vitória no derby minhoto
Em jogo a contar para 15º jornada, que marca o encerramento da primeira volta da Liga Zon Sagres, SC Braga e Vitória SC defrontaram-se, esta noite, no Estádio AXA. O derby minhoto acabou com a vitória dos bracarenses por 3-0, o que mantém a tradição: os vimaranenses nunca ganharam ao SC Braga em jogos realizados na Pedreira.
O SC Braga fez uma das exibições mais bem conseguidas esta época, principalmente na primeira parte, período que esteve totalmente sobre seu controlo. Por outro lado, o Vitória nunca conseguiu superiorizar-se e mostrou sempre dificuldades em chegar à baliza de Eduardo.
A equipa da casa deu o primeiro sinal de perigo aos 13 minutos, quando esteve perto de inaugurar o marcador: Baiano fez um bom cruzamento, mas ninguém apareceu a finalizar. Pardo, de seguida, desperdiçou nova oportunidade de colocar os bracarenses na frente, ao rematar ao lado.
À passagem da meia hora do primeiro tempo, surgiu o primeiro golo do encontro. Jogada de insistência de Rafa na grande área, com este a fazer o passe para Pardo e o colombiano, desta vez, a concretizar e a assinar o 1-0 para os bracarenses. Em cima do apito para o intervalo, o “irrequieto” Rafa chamou novamente Douglas a intervir, com o guardião a defender para canto.
Veja os destaques do derby minhoto
No primeiro tempo, o Vitória raramente criou situações ofensivas – e quando estas aconteciam, não levavam perigo à baliza de Eduardo. Para a segunda parte, Rui Vitória, ciente da necessidade de “trazer” o Vitória ao jogo, provocou dupla alteração na sua equipa, com as entradas de Maazou e de Crivellaro para os lugares de Tomané e André Santos.
Nos minutos iniciais da segunda metade, o jogo foi mais repartido, com o Vitória mais agressivo do que antes do descanso. Ainda assim, o SC Braga rapidamente tomou novamente conta da partida e ampliou o marcador aos 65 minutos, com o reforço de inverno Rusescu a fazer o segundo. O avançado romeno, em estreia em jogos da Primeira Liga Portuguesa, conseguiria mesmo bisar, aos 71 minutos, ao dar o melhor seguimento a um passe de trivela de Rafa.
O Vitória continuou sem chama, embora a entrada de Maazou tenha dado maior dinâmica à equipa vimaranense – ainda assim, sem quebrar a corrente do jogo.
Este resultado permite aos bracarenses encurtar a distância para os rivais minhotos – que é agora de apenas um ponto – e subirem um lugar na tabela classificativa, ocupando o sexto posto. Por seu lado, o Vitória de Guimarães permanece em quinto, ainda que de forma provisória, porque pode ser ultrapassado pelo Nacional.