Sporting de Braga nas ‘meias’ da Taça da Liga
O Sporting de Braga recebeu, esta tarde, o Belenenses no Estádio AXA, em jogo relativo à última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. A vitória sorriu à equipa da casa, que goleou por 5-0 e carimbou a passagem às meias-finais da Taça da Liga sem grande suor, num jogo onde o melhor que o Belenenses fez foi enviar a bola à barra.
Logo aos dois minutos, Duarte Gomes assinalou penálti a favor da equipa da casa: João Meira, autor da falta sobre Rusescu, viu vermelho direto. Alan converteu a grande penalidade com sucesso e colocou o Sporting de Braga na frente do marcador.
O jogo prosseguiu morno, com a equipa bracarense a ter uma maior posse de bola mas sem criar perigo na defensiva contrária. À meia hora de jogo, Vukcevic viu o seu segundo amarelo na partida e os dois conjuntos voltaram a jogar em igualdade numérica.
Um golo de Rafa, aos quarenta minutos, alargou a vantagem minhota para duas bolas a zero. O criativo extremo, após tabelar com Rusescu, conduziu a bola, sentou o guardião Matt Jones e acertou com a baliza. Um minuto volvido, Rafa fez o passe para o companheiro Luíz Carlos, que à entrada da área rematou certeiro e fez 3-0.
No tempo de compensação, a única jogada de perigo em todo o encontro por parte do Belenenses: o jogador emprestado pelo Sporting de Braga à equipa do Restelo, João Pedro, rematou à barra da baliza defendida por Cristiano.
A segunda parte trouxe mais do mesmo. Um Belenenses desinspirado e um Sporting de Braga suficiente para segurar o jogo. O capitão Alan, aos 70 minutos, fez o 4-0 e Rusescu, pouco depois, fez o quinto e último tento dos minhotos. Este golo foi um autêntico prémio para o romeno, que foi incansável na pressão aos defesas e na busca de espaços.
Aos comandados de Jesualdo Ferreira o empate bastava, enquanto para o Belenenses só a vitória permitia aceder à próxima fase. Mas a equipa minhota goleou e aguarda agora o desfecho do grupo A, cujo vencedor será o seu adversário nas meias-finais da prova.