O Gil Vicente recebeu, este sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, o Benfica e empatou a uma bola, em jogo referente à 17ª jornada da Liga Zon Sagres. Este foi o quarto encontro entre as duas equipas nesta época, tendo este sido o primeiro jogo disputado em território gilista e o primeiro que os minhotos conseguiram empatar.

Os primeiros minutos do jogo acusaram alguma tensão por parte de ambos os conjuntos – sem situações de perigo e sem remates. O Gil estava com mais dificuldades ofensivamente. Contudo, tentava aproveitar sempre as perdas de bola do rival para contra-atacar. Já o Benfica estava mais forte no campo ofensivo e esteve muito perto de marcar logo aos cinco minutos, por Rodrigo.

A partir da meia hora, os barcelenses começaram a entrar mais na área dos lisboetas e a criar mais situações de perigo. No entanto, os visitantes mostravam-se cada vez mais insistentes e mais capazes de criar alarido na área contrária. Perto do intervalo, Siqueira, de fora da área, fez um remate forte à baliza de Adriano, mas a bola a passou pouco por cima. Ao intervalo, permanecia o nulo.

Esta era uma partida que prometia alguns regressos, tanto da equipa da casa como da visitante. Do lado do Gil, o regresso de Hugo Vieira, reforço de ‘inverno’ e do lado do Benfica, Óscar Cardozo, após uma lesão. E foi na segunda parte, que ambos os jogadores fizeram parte do confronto.

No início do segundo tempo, os minhotos quase que viram o Benfica marcar. Na tentativa de cortar um remate de Lima, Danielson quase fez um autogolo. Para além disso, o Gil Vicente não estava a conseguir impor a sua presença. Contudo, aos 57 minutos, os ‘galos’ passaram a beneficiar de superioridade numérica, devido à expulsão de Siqueira, com segundo cartão amarelo e consequente vermelho, após falta sobre Brito.

Minutos depois, o Benfica beneficiou de um penálti, resultante de uma falta de Brito sobre Gáitan. Lima fez golo e garantiu o passaporte para a vantagem, levantando o ânimo da equipa.

Ao minuto 73, Vítor Gonçalves, que entrara cinco minutos antes, aproveitou uma falha de Oblak e fez o golo do empate. Os gilistas não só festejaram a igualdade, como ainda o facto de terem marcado em casa, após três meses sem o fazer.

A equipa visitante ainda tentou marcar o segundo golo, mas o Gil não facilitou. No período de compensação, Bruno Paixão marcou novo penálti a favor dos lisboetas, mas Adriano defendeu o remate de Cardozo e segurou o empate. Grande exibição do guardião brasileiro.

A partida terminou com um empate a uma bola. O Gil Vicente, apesar de ter estado com mais dificuldades em termos ofensivos, acabou por empatar a partida e manter o resultado até ao final.

No próximo domingo, 9 de fevereiro, o Gil Vicente desloca-se ao Estádio AXA, para um dérbi minhoto, frente ao SC Braga, em jogo da 18ª jornada da Liga Zon Sagres.

Gil Vicente – SL Benfica, 1-1 (destaques)