O HC Braga deslocou-se neste sábado ao reduto do campeão nacional FC Porto e perdeu por esclarecedores 8-1, em jogo a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão de Hóquei em Patins.

Num encontro que colocou frente a frente duas equipas com ambições bem distintas face à presente época, o Porto não teve dificuldade em chegar à baliza do Braga e chegou à vantagem aos nove minutos de jogo, por intermédio de Caio, que converteu um livre direto.

A partir deste golo, o Braga abriu-se naturalmente no terreno, não tendo a capacidade de contrariar a superioridade dos campeões nacionais, que rapidamente marcaram quatro golos sem resposta: dois de Pedro Moreira, um de Hélder Nunes e um de Ricardo Barreiros.

A cinco minutos do intervalo o Porto vencia então por 5-0, mas Vítor Hugo ainda engordou mais o resultado, indo as equipas para o descanso com o marcador a apontar 6-0. O Braga, impotente, não conseguia fazer frente a uma formação portista de alto nível, forte no ataque, concentrada na defesa e implacável no contra-ataque.

Na etapa complementar, o Porto procurou naturalmente gerir o resultado. O Braga tentava reduzir a desvantagem, pelo que o ritmo de jogo foi mais lento e o resultado não se alterou muito. O Porto ainda faturou mais duas vezes. Jorge Silva e Ricardo Barreiros colocaram o marcador nos 8-0.

Eduardo Brás marcou o golo de consolação para o Braga, fixando o resultado final em 8-1, favorável aos campeões nacionais.

Num jogo sem grande história, o Porto foi claramente superior e uma vez alcançando a vantagem, não deu qualquer hipótese ao Braga de voltar ao jogo. Ainda assim, o Braga permanece no oitavo lugar da tabela classificativa. Na próxima jornada irá receber o líder Valongo.