Este sábado, 8 de fevereiro, o espaço Xispes, em Barcelinhos, recebeu mais uma noite de concertos, com pronúncia castelhana. 

Para os espanhóis Acid Mess e Calixta foi um fim de semana com jornada dupla. Após terem tocado, no dia anterior, na Corunha, deslocaram-se a Barcelinhos para mais um concerto em conjunto. A noite esteve a cargo da jovem promotora barcelense Noir et Blanc e contou ainda com os Maga, oriundos de Lousada.

Foi no feminino que se iniciou a noite, com a dupla galega Calixta. Munidas de guitarra e bateria, imprimiram muita força e atitude nas suas músicas, bem à maneira do grunge. Foi com esse grunge bem presente que finalizaram o concerto com uma versão da música “Territorial Pissings” dos norte-americanos Nirvana. Seguiram-se os Maga, que continuaram a encher de peso, e agora com psicadelismo, a cave do Xispes, que se revelou pequena para as várias dezenas de pessoas que se deslocaram à margem esquerda do rio Cávado. Vindos das Astúrias, aos Acid Mess coube-lhes a tarefa de terminar os concertos da noite.

 

Uma noite, uma cidade, três concertos

A noite foi a de 8 de fevereiro, a cidade foi Barcelos e os concertos espalharam-se por ela. Começou com os Indignu que navegaram novamente até casa para apresentar o seu mais recente trabalho “Odyssea”, no Teatro Gil Vicente, sendo presenteados com lotação esgotada. Também a Casazul, o recente lar da associação cultural Zoom, teve programação nesta noite. Por lá passou a tour europeia do norte-americano Street Gnar, que se apresentou no dia seguinte em Braga, sendo essa a sua última data em território português. Isto tudo no centro de Barcelos, mas bem perto, em Barcelinhos, que se separa da cidade apenas pelo rio Cávado e se liga através da ponte medieval, houve ainda lugar ao evento ibérico da noite, no Xispes, que reuniu largas dezenas de pessoas.

Foi uma noite recheada de música na cidade de Barcelos, com ofertas para todos os gostos. E nem a chuva foi impedimento para que o público enchesse os vários espaços.