PSP quer reforçar segurança junto à UM
A PSP de Braga deverá implementar, nos próximos meses, um sistema de policiamento na zona universitária e no centro da cidade. O policiamento será feito com recurso a segway e bicicletas. A PSP espera poder alargar este reforço policial à zona do Parque da Ponte, Camélias e Picoto.
Esta é uma decisão da qual a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) não teve conhecimento prévio, apesar da estreita colaboração com a PSP, nos últimos meses, em matérias de prevenção e de sensibilização.
O presidente da AAUM, Carlos Videira, avalia esta acção como “positiva”, sublinhando que o reforço da força policial junto à UM deve ser acompanhado de outras medidas de segurança. “É fundamental reforçar o policiamento, não só durante o dia, como está previsto, mas também durante a noite, e melhorar a iluminação pública na zona junto ao campus universitário”, esclarece Carlos Videira.
As condições de segurança junto ao campus de Gualtar têm preocupado os estudantes minhotos, que já reclamaram, por várias vezes, um reforço no policiamento da zona universitária. Para o efeito foi criada uma página de protesto na rede social Facebook: “Queremos segurança na UM” (https://www.facebook.com/SegurancaUM?fref=ts).
Carlos Videira justifica esta reivindicação dos estudantes com casos recentes de assaltos e violência, na zona junto ao campus de Gualtar. Esses incidentes, registados nas últimas semanas, foram comunicados pela AAUM à Reitoria da Universidade do Minho e à Câmara Municipal de Braga.
Apesar deste clima de instabilidade, o presidente da AAUM considera que, com a nova medida da PSP, “os estudantes têm motivos para se sentirem mais seguros”. Ainda assim, “é importante que os jovens adoptem comportamentos de prevenção, de modo a salvaguardar a sua segurança”, acrescenta Carlos Videira.