SC Braga afastado da final da Taça da Liga
Numa partida em que estava em jogo um lugar na final da Taça da Liga, o Sporting de Braga, detentor do troféu, foi derrotado pelo Rio Ave, por 2-1, num desafio em que o relvado do Estádio dos Arcos não se apresentava nas melhores condições.
A equipa da casa entrou no encontro a todo o gás e determinada em garantir pela primeira vez a presença na final da prova. Nos primeiros instantes do encontro, Hassan introduziu a bola no fundo da baliza do SC Braga, mas o árbitro considerou que o avançado estava adiantado. Entrada forte do Rio Ave, que ao impor o seu estilo de jogo, levava perigo às redes de Eduardo, não permitindo que o adversário tivesse bola, nem criasse oportunidades.
No entanto, e um pouco contra a corrente de jogo, numa das primeiras vezes que conseguiram chegar à pequena área do Rio Ave, os minhotos quase inauguraram o marcador, por Rucescu. Valeu Marcelo, que cortou o lance em cima da linha. O central vilacondense cortou a bola com a perna, mas esta acabaria por bater-lhe na mão, dando origem a alguma polémica.
Depois da hegemonia do Rio Ave na primeira meia hora de jogo, ambas as formações começavam a ter dificuldade em chegar às balizas e em criar situações de golo.
Já perto do intervalo, os ‘Guerreiros do Minho’ ficaram reduzidos a dez jogadores, com a expulsão de Aderlan Santos. Braga foi travado pelo defesa central brasileiro, num lance envolto em polémica e em que fica a dúvida se existe falta e, a haver, se foi cometida dentro ou fora da área.
Na conversão do castigo máximo, Hassan não tremeu perante o guardião bracarense e colocou a sua equipa em vantagem. Na resposta, o SC Braga mostrou toda a sua fibra e garra. Apesar da inferioridade numérica. Custódio empatou o jogo, após a cobrança de um livre de Rucescu.
No segundo tempo, os comandados de Nuno Espírito Santo superiorizaram-se novamente aos arsenalistas e aproveitaram bem a superioridade de que dispunham. Protagonizaram diversas jogadas perigosas, com Ukra a ser o mais ativo dos vilacondenses.
Ao minuto 70, o domínio do Rio Ave encontrou repercussão no resultado. Braga rematou de forma poderosa, não dando qualquer hipótese a Eduardo para defender. Antes, os bracarenses voltaram a reclamar uma suposta grande penalidade a seu favor, mas a equipa de arbitragem nada assinalou.
Até ao cair do pano em Vila do Conde, o SC Braga tentou chegar à igualdade por intermédio de Rusescu e Custódio. Todavia o resultado já não se alteraria até final. O Rio Ave garantiu, assim, a presença na final da Taça da Liga, sendo o primeiro finalista conhecido da edição deste ano. Já os minhotos não conseguirão revalidar o título alcançado na época passada.