Sede da AAUM em Azurém reabre com novos espaços
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) reabriu na semana passada as portas da sua sede em Guimarães com novos espaços para os estudantes da academia minhota.
O presidente da AAUM, Carlos Videira, salientou que a sede da Associação Académica em Guimarães é um espaço interessante e com potencial para se desenvolver, contendo uma área maior e com melhor localização do que a sede da AAUM em Braga. A sede vimaranense está “mais próxima do campus [de Azurém], das residências universitárias e do pavilhão”.
A redinamização da sede da AAUM assenta em quatro áreas: recreativa e de entretenimento; saídas profissionais e empreendorismo; cultura e apoio pedagógico. A primeira área de intervenção foi a renovação e reabertura do Bar Académico, acompanhado por um serviço de restauração. Os principais objetivos são proporcionar um “serviço de melhor qualidade” e um “espaço de bem-estar, agradável para os estudantes”, destacou Carlos Videira. A segunda área de redinamização da sede passa pela criação de um projeto, o “Liftoff to Market”, um espaço para os empreendedores e para as suas ideias de negócio.
A implementação de um estúdio da Rádio Universitária do Minho (RUM) dentro da sede da Associação Académica é outra das novidades desta renovação. Segundo o presidente da AAUM, com o novo estúdio da RUM em Azurém pretende-se uma “maior cobertura mediática, de eventos, ter alguma programação a partir do campus, com entrevistas, debates, e também alguma programação cultural”. Já o vetor do apoio pedagógico passa pela criação e disponibilização de um espaço de estudo com um serviço de explicações que vai entrar em funcionamento ainda durante o mês de fevereiro.
A AAUM pretende aproveitar as potencialidades do espaço académico, tendo sempre em consideração os objetivos estabelecidos no início do mandato. “Uma das principais bandeiras do mandato anterior e deste mandato é a reaproximação da AAUM à cidade de Guimarães, aos estudantes de Guimarães e ao campus de Azurém”, referiu Carlos Videira. O campus vimaranense é referido pelo representante dos estudantes como um “polo dinamizador e um espaço dos estudantes”, sendo necessária a melhoria das acessibilidades, da segurança e da iluminação na zona da sede vimaranense da AAUM.
Após a concretização deste projeto, a Associação Académica tem em vista outro projeto que consiste na criação de uma sede da AAUM junto ao campus de Gualtar. Como salienta Carlos Videira, “o sonho de uma nova sede continua a estar muito bem presente no pensamento e no trabalho desta direção”. Para o presidente da associação académica, uma nova sede significaria uma “melhoria nos serviços que a AAUM presta aos estudantes” e um “mecanismo de aproximação aos estudantes”.
Andreia Cunha
Miguel Faria