O Vitória de Guimarães venceu, este domingo, em casa, frente à formação açoriana do Lusitânia por 95-93, em jogo a contar para a 17ª Jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Os vimaranenses entraram com os níveis de motivação altíssimos e a palavra-chave desta partida era, sem margem de dúvida, a vitória. No entanto, a formação do Lusitânia não criou facilitismos e deu luta até ao apito final.

Os primeiros minutos despertaram a grande eficácia ofensiva dos homens da casa, que cedo se distanciaram do adversário (27-18). Até ao intervalo os pontos sucediam-se para ambos os lados. Os açorianos conseguiram aproximar a distância do marcador e deixaram o resultado em aberto (49-42).

A discussão do jogo mantinha-se e as surpresas vinham de cada um dos lados. No recomeço da etapa complementar, o Vitória diminuiu a intensidade e foi a equipa do Lusitânia a aproveitar da melhor forma. Em quatro minutos conseguiram a reviravolta no marcador (53-54). Mais tarde, um triplo de Paulo Cunha relançou os vitorianos no jogo, aumentando a distância de segurança em 56-54. O final do terceiro período marcou a eficácia da equipa da casa, que mantinha cinco pontos de vantagem (64-59), mas nada estava resolvido, visto que o jogo continuava em aberto.

No quarto período, as alternâncias no comando suscitavam emoção no jogo, mas também a incerteza no resultado. Um triplo de José Silva colocou, novamente, o Vitória de Guimarães à frente (74-73).

Ao Lusitânia não faltou persistência e a menos de um minuto do final, a perder por 89-81, Augusto Sobrinho, num triplo a dez segundos do fim, assumiu o comando e colocou os açorianos, novamente a um ponto (94-93). A história do jogo pautou-se pela eficácia, amiga dos minhotos, que conseguiram fazer mais um ponto e fixar o resultado final em 95-93.

Com este resultado o Vitória de Guimarães consolidou o segundo lugar da tabela classificativa e na próxima jornada recebe o Ovarense.