Em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, Sporting de Braga e o Rio Ave mediram forças na cidade minhota e empataram, num jogo sem golos. Depois de um campeonato a um nível abaixo do que o Braga tenho vindo a habituar os adeptos, a equipa sentiu necessidade de apostar na Taça para, de alguma forma, “salvar” a atual temporada.

Aos cinco minutos, primeiro lance de perigo para a equipa bracarense. Na sequência de um canto, Alan saltou mais alto que toda a gente e conseguiu cabecear, no entanto a bola saiu ao lado da baliza de Éderson. Aos 21 minutos, os vila-condenses mostraram que não estavam em Braga para ver jogar. O médio Braga ultrapassou Nuno André Coelho e apenas com Eduardo pela frente, acabou por rematar para a malha lateral da baliza dos minhotos.

A resposta dos bracarenses demorou apenas cinco minutos. Depois de uma bela desmarcação de Ruben Micael e um excelente passe de Alan, o médio português colocou a bola em Rusescu, mas o avançado do Braga chegou um pouco tarde à bola e não conseguiu um remate certeiro. Mais um canto para o Braga e mais perigo para a baliza de Éderson. A equipa forasteira estava insegura a defender as bolas paradas. Apesar de algum perigo criado em ambas as balizas, o resultado manteve-se no nulo até ao intervalo.

Na segunda metade do jogo, a primeira equipa a criar perigo foi o Rio Ave. Depois de um bom cruzamento de Diego Lopes, Ruben Ribeiro teve uma boa oportunidade para rematar à baliza, no entanto a bola saiu ao lado. Na sequência do lance, o avançado foi expulso por acumulação de amarelos e o Sporting de Braga ficou assim a jogar contra dez, a partir do minuto 48.

Foi logo notória a superioridade numérica. Aos 52 minutos, Rucescu apareceu a cabecear com perigo, depois de um bom cruzamento da esquerda. Valeu Éderson a defender para canto. Na sequência, foi Aderlan Santos a ganhar nas alturas, mas Ukra cortou a bola em cima da linha. Apesar da superioridade da equipa bracarense, foi novamente Ukra a arrancar pelo lado esquerdo aos 65 minutos e ainda assustou os adeptos do Braga. No entanto, apareceu Santos a cortar a bola para canto.

Mais uma vez, na sequência de um canto, a equipa do Minho esteve perto do golo a um minuto dos 90. A bola sobrou para Micael, que rematou para a baliza. Mas valeu o corte de Marcelo, que evitou o golo. No último lance do jogo, foi o Rio Ave que esteve perto de marcar. Pedro Santos tentou colocar tanto a bola que acabou por acertar no poste. Muita sorte para o Braga neste momento.

Agora espera-se a segunda mão deste jogo, que ditará quem merece um lugar no Jamor. O Braga perdeu uma boa oportunidade de se pôr na frente da eliminatória, não conseguindo aproveitar a superioridade numérica na segunda parte. Os bracarenses voltam a defrontar o Rio Ave em Vila do Conde no dia 16 de Abril, para a segunda mão desta meia final.

Já no próximo domingo, a equipa bracarense volta a entrar em campo, no Estádio Axa, contra o líder do campeonato, Benfica.