No jogo de abertura da 23ª jornada, o SC Braga empatou, em casa da Académica, a uma bola. Dez anos depois, a equipa arsenalista continua sem perder em Coimbra, mas não conseguiu dar continuidade ao assalto aos lugares europeus.

Assistiu-se, em Coimbra, a uma primeira parte partida intensa, entre duas equipas que têm aspirações a conquistar um lugar de acesso à Europa, embora a Académica não assuma declaradamente esse objetivo.

Mesmo privado de dois jogadores de referência – Rafa e Alan, ambos lesionados –, Jorge Paixão viu a sua equipa entrar no encontro a todo o gás. Os bracarenses, mais astutos, souberam explorar a defensiva academista, que não sofria golos há quatro jogos. Um lance de engenho de Pardo, aos quatro minutos, surpreendeu Ricardo e colocou os bracarenses na frente do marcador.

Este golo despertou a Briosa. Os estudantes mostraram-se mais agressivos do que os bracarenses e dominaram, quase por completo, o resto do primeiro tempo. Aos 30 minutos, o empenho da formação da Académica redundou mesmo no empate: erro de Eduardo, a fazer uma má abordagem a um cruzamento de Diogo Valente, e a bola, após bater no poste, sobrou para Makelele fazer o 1-1.

Em cima do intervalo, a Académica esteve perto de marcar o segundo golo no encontro: Diogo Valente, de longa distância, enviou a bola à barra da baliza de Eduardo.

O segundo tempo foi mais calmo. As equipas resguardaram-se, abrandaram o ritmo de jogo e o período mais intenso ocorreu nos dez minutos finais.

A turma bracarense, mesmo detendo maior posse de bola no início da etapa complementar, não conseguia chegar com sucesso às redes da formação da casa. Numa tentativa de inverter este quadro, Jorge Paixão lançou o jovem Chidi, aos 58 minutos, jogador que fez hoje a sua estreia pela equipa principal do SC Braga. Esta alteração, no entanto, não trouxe grandes mudanças no conjunto arsenalista.

Aos 86 minutos, João Real dispôs de uma boa oportunidade para a Académica, mas acabou por cabecear ao lado. Um minuto volvido, foi Ricardo a travar um cabeceamento do central bracarense Santos.

Sem soluções ofensivas no banco, e em busca dos três pontos, o treinador do SC Braga fez nova substituição. Desta feita foi Piqueti, outro jogador que habitualmente joga pela equipa B do clube, que se estreou no principal escalão do futebol português.

O resultado, porém, não sofreu mais alterações e Académica e SC Braga somam agora mais um ponto cada. Os bracarenses ocupam, provisoriamente, o sexto posto do campeonato e na próxima jornada deslocam-se a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave.