Em partida da sexta jornada da fase final do campeonato nacional masculino (Grupo A), o ABC perdeu, esta tarde, em casa do SL Benfica por 21-20. Este jogo, que marcou o início da segunda volta da fase final, pôs fim ao ciclo vitorioso dos comandados de Carlos Resende.

O ABC entrou melhor no encontro e alcançou uma vantagem de 0-2 nos primeiros minutos, com os tentos de Nuno Grilo e Pedro Marques. A turma lisboeta, no entanto, rapidamente se organizou e intensificou a sua pressão, fazendo os bracarenses passar por grandes dificuldades. O ritmo de jogo aumentou e a formação minhota acabou por sofrer várias exclusões dos seus jogadores na fase inicial da partida, facilitando a tarefa dos encarnados, que foram operando a reviravolta no marcador – aos 13 minutos, já se encontravam a vencer por 8-4.

Nuno Grilo bem tentou dinamizar o ataque bracarense. Porém, o conjunto minhoto não conseguiu inverter o rumo da partida e o SL Benfica chegou ao intervalo a vencer por 15-10.

O segundo tempo foi bem mais equilibrado. Aos três minutos da etapa complementar, o SL Benfica vencia por 17-11. Mas uma forte resposta por parte dos bracarenses fez com que a partida levasse emoção até ao final: aos 53 minutos, o placar assinalava 20-20.

Nesta reta final, os encarnados contaram com uma maior eficácia e com uma ponta de sorte. A cinco minutos do término do encontro, a equipa lisboeta estabeleceu o resultado final em 21-20 e ainda sofreu alguns sustos: a turma bracarense foi à procura, pelo menos, do empate, mas os remates de João Pinto e Nuno Grilo acabaram por sair ao poste.

A formação minhota sofreu, assim, a sua primeira derrota na fase final, mantendo-se no terceiro posto, em igualdade pontual com o SL Benfica, embora conte com menos um jogo. Na próxima quarta-feira terá lugar, no Pavilhão Sá Leite, o jogo em atraso da 5.ª jornada, entre o ABC e o Águas Santas Milaneza.