O Gil Vicente perdeu, esta noite, no Estádio José Alvalade, com o Sporting, por 2-0, em partida da 27º jornada da Liga ZON Sagres. Sem Caetano e César Peixoto, ambos lesionados, a equipa minhota enredou as contas na luta pela manutenção.

A partida começou com o golo do Sporting, logo no minuto inaugural. Slimani, dentro da grande área, aproveitou uma falha na defesa gilista e cabeceou para o 1-0.

Foi preciso esperar oito minutos para voltar a ver um lance de perigo, que pertenceu, novamente, à equipa leonina, com Diego Capel a rematar ao lado.

A intensidade de jogo permanecia baixa e ambas as formações não conseguiam criar situações claras de golo. Após uma boa entrada no encontro, o Sporting foi perdendo clarividência nas jogadas e, por seu lado, o Gil Vicente raramente conseguia sair do meio-campo defensivo.

Aos 18 minutos, surgiu o primeiro remate digno de registo do lado da turma barcelense: Vítor Vinha, no entanto, falhou a direção da baliza. O lateral, quatro minutos depois, acabou por se ressentir da coxa esquerda e obrigou João de Deus a efetuar a primeira substituição na partida, fazendo entrar, para o seu lugar, Luís Martins.

Nos minutos que se seguiram, o Gil mostrou-se mais em jogo. Contudo, os barcelenses permaneciam ainda muito longe da baliza de Rui Patrício. Uma primeira parte morna foi o suficiente para o Sporting chegar ao intervalo a vencer pela margem mínima.

No segundo tempo, o jogo prosseguiu na mesma senda. O Sporting continuou a controlar, embora com pouco critério na definição dos seus lances, facto que permitiu ao Gil Vicente realizar algumas subidas no terreno.

Com a entrada de André Martins, voltaram as dificuldades para os gilistas. A equipa da casa organizou-se e obrigou os barcelenses a assumir uma posição mais defensiva.

Aos 62 minutos, o Sporting esteve perto de aumentar a vantagem. Rojo, com um disparo a 102 km/h, de longa distância, enviou a bola à barra da baliza defendida por Adriano Facchini.

O Gil Vicente foi conseguindo, a espaços, ter bola, e, perto do final da partida, dispôs de uma boa oportunidade, mas Mosquera cabeceou ao lado.

Porém, no minuto seguinte, o Sporting resolveu a partida e estabeleceu o resultado final em 2-0, com Heldon a concretizar após o cruzamento de Carrillo.

Com este triunfo, a equipa leonina deixa em aberto a discussão pelo título. Por sua vez, a formação minhota soma o quinto jogo seguido sem vencer e permanece no 12º lugar, a apenas quatro pontos da linha de água.

Na próxima jornada, o Gil Vicente recebe a equipa sensação desta edição do campeonato português, o Estoril.