A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) anunciou hoje, em comunicado, o cancelamento das Monumentais Festas do Enterro da Gata. A decisão surge depois do incidente registado quarta-feira e que provocou a morte a três alunos da universidade e ainda quatro feridos ligeiros.

De acordo com o comunicado da AAUM, “não estão reunidas as condições para que este ano se realizem as Monumentais Festas do Enterro da Gata”.  Quanto à Imposição das Insígnias e à Bênção dos Finalistas, a AAUM e o Cabido de Cardeais informaram, na página de Facebook da associação académica, que ambas as cerimónias serão realizadas no sábado, 10 de maio. A Imposição das Insígnias será realizada em Braga e em Guimarães durante a manhã e a Benção de Finalistas durante a tarde, tal como em anos anteriores. Já as Serenatas no Largo do Paço, em Braga, serão realizadas na noite de sábado.

O cancelamento da semana académica é uma decisão inédita, em 32 anos de celebração.

Para já sucedem-se as homenagens às vítimas. Para segunda-feira, 28 de abril, está prevista uma vigília, a realizar-se no Prometeu, pelas 22h00, organizada pelo Cabido de Cardeais.

(Atualizado às 21h35)