Noite de fado anima confibercom
O primeiro dia de conferências terminou, ontem, com um espectáculo de fado, no espaço Mavy, no centro da cidade de Braga. Em ambiente ibero-americano, a professora de Publicidade e Relações Públicas da Universidade do Minho, Maria José Cunha, assumiu o papel de fadista e actuou para uma plateia repleta de estudantes, docentes e investigadores, envolvidos na organização do II Congresso de Comunicação Ibero-Americana.
Cruzando temas do fado tradicional português com poemas que invocam a presença do Brasil em Portugal, a professora deu as boas-vindas aos investigadores brasileiros, desejando a todos uma boa estadia na cidade de Braga. “Uma casa Portuguesa” e “Havemos de ir a Viana” marcaram dois dos momentos mais animados da noite, roubando fortes aplausos do público, que acompanhou a fadista durante toda a actuação. Maria José Cunha aproveitou o momento para lançar um convite aos visitantes estrangeiros, desafiando-os a visitar a cidade de Viana do Castelo, a sua terra-natal.
Património imaterial da humanidade, o fado português uniu investigadores ibero-americanos na primeira noite de confibercom. O Congresso prolonga-se até amanhã, com diversas sessões dedicadas ao universo da comunicação. Hoje à noite haverá um jantar convívio.