Saída da Troika de Portugal inspira festividades do Enterro da Gata
“A Gata Troika o Paço” é o tema das Monumentais Festas do Enterro da Gata de 2014. O tema, inspirado na saída da Troika de Portugal, alude às dificuldades financeiras que as universidades portuguesas têm enfrentado nos últimos tempos e pretende promover uma “manifestação das preocupações e lutas dos estudantes minhotos”, como releva a AAUM em comunicado.
A saída da Troika de Portugal é o mote para as celebrações académicas do Enterro da Gata deste ano. O nome escolhido faz referência ao “desinvestimento na Educação e no Ensino Superior” e às suas “consequências nefastas” – associados à Troika – e ao Largo do Paço, onde se situa a reitoria da Universidade do Minho.
A diminuição do financiamento para as universidades (definida no Orçamento de Estado), os “atropelos à autonomia das instituições” (já avaliados por Carlos Videira, na tomada de posse), o elevado valor das propinas e a falta de “apoios sociais dotados de critérios de justiça e igualdade” são as críticas que vão pautar esta tradição estudantil.
O Enterro da Gata decorre de 9 a 17 de Maio e tem já definidos alguns nomes no cartaz. O Velório da Gata e as Serenatas, no Largo do Paço, preenchem o primeiro dia, e o arraial minhoto, como habitual, encerra as festividades. Durante toda a semana, o Gatódromo recebe os estudantes da academia minhota com vários concertos.