O ABC de Braga/ UMinho recebeu, na tarde de ontem, o FC Porto em jogo a contar para a penúltima jornada do Andebol 1 e empatou o jogo a 25 golos.

 Dado os pontos da turma do FC Porto, a equipa de Carlos Resende estava obrigada a vencer ou empatar a partida para evitar que os dragões celebrassem o título nacional no Pavilhão Flávio Sá Leite.

 Na primeira parte, assistiu-se a um jogo muito equilibrado e bem disputado por ambas as equipas, em que a alternância do marcador era constante. O ABC de Braga foi quem inaugurou o marcador logo no primeiro minuto do encontro. Neste momento, Humberto Gomes tinha já defendido dois livres de sete metros. Ainda assim, a garra da equipa de Obradovic não demorou a aparecer em campo e depressa se viu o 2-2, ao minuto oito.

 O ABC estava persistente no ataque e quer a defesa, quer a prestação de Humberto Gomes impediam os golos portistas. No entanto, algumas falhas academistas, aliadas à desconcentração minhota, ditaram a desvantagem bracarense ao intervalo. O marcador, aos 30 minutos, fixava os 11-12.

A segunda parte não se diferenciou muito da primeira. A alternância do marcador estava presente e ambas as equipas jogavam para ganhar. Ao minuto 38, o ABC cedeu e permitiu ao FC Porto alargar o resultado para 15-17, fruto de uma jogada aérea de Miguel Sarmento, ex- jogador da equipa bracarense.

Apesar disto, rapidamente, o ABC reagiu e colocou-se no comando da partida. Ao minuto 46, a equipa da casa vencia por 20-18.Nos 10 minutos finais, a pressão aumentou e a vontade de vencer também. Os dois emblemas lutaram de forma renhida pela vitória da partida, no entanto terminaram o jogo empatados a 25 golos.

Com este resultado, o ABC impediu que o FC Porto se sagrasse hexa-campeão em sua casa. Também o jogo disputado pelo Sporting e pelo Benfica influenciava a atribuição do título nacional. Assim, dado que o Sporting venceu o Benfica por 23-29, a discussão pelo título ficou adiada para a próxima jornada. Com este resultado em Lisboa, o ABC de Braga ascende, ainda que provisoriamente, ao terceiro lugar da tabela classificativa.

 Neste encontro, merecem destaque os jogadores minhotos Pedro Seabra e Nuno Grilo, com cinco golos cada. No emblema portista, destacam-se Gilberto Duarte e Pedro Spínola, com oito e cinco golos, respetivamente.

 O ABC de Braga joga a última jornada frente ao Águas Santas, no próximo sábado, às 18h, na Maia.

Reações

Em declarações exclusivas ao ComUM, o jogador academista Pedro Seabra confessou que “o resultado final espelha aquilo que foi o jogo”. O central bracarense admitiu que “foi um jogo com muita qualidade a nível andebolístico”. Pedro Seabra disse ainda que “o empate deixa tudo em aberto para o ABC terminar o campeonato em terceiro lugar”.

Do lado portista, Miguel Sarmento confessou que “o objetivo do FC Porto era ser campeão no Flávio Sá Leite”. Ainda assim, o jogador portista realçou que “o título do campeonato ainda está ao alcance” e que “o FC Porto está numa posição em que qualquer equipa gostaria de estar“.