Saudade, emoção, amizade e paixão pelo canto são algumas das palavras que marcaram o concerto comemorativo do 25º aniversário do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM). O espetáculo decorreu ontem, dia 24 de maio, no Theatro Circo, em Braga.

A abertura do concerto ficou marcada pela participação do maestro do Coral de Letras da Universidade do Porto, Luís Borges Coelho. Algumas das atuações contaram com a presença de antigos elementos do coro, e também com o Coral de Letras da Universidade do Porto, a Azeituna, a Tuna Universitária do Minho e a Bomboémia.

Um evento que contou com testemunhos de coristas, homenagens a antigos maestros e membros e inúmeras surpresas. Num ambiente de emoção e fraternidade, o salão nobre do Theatro Circo estava repleto de familiares e amigos dos coristas.

 

Centenas de vozes, um coro, um espetáculo

Ao longo de todo o espetáculo foram apresentadas diversas músicas, que fizeram parte dos primórdios do CAUM, e temas do atual panorama musical. O evento ficou também marcado pela presença de vários momentos lúdicos e de humor, como a exibição de um vídeo de apresentação da Tuna Universitária do Minho (TUM) e a divulgação de um spot publicitário relacionado com a Azeituna.

Segundo a Presidente do CAUM, Joana Granado, o espetáculo foi um momento de muita alegria e satisfação: “Sinto uma enorme alegria por ter partilhado o palco com estas pessoas, por ter saído tudo tão bem, exatamente como nós prevíamos, e por ter feito parte de todo este processo de cantar e viver. O meu contentamento está no máximo”, refere.

Paula Almeida, antigo membro do coro, destaca o papel que este continua a ter na Academia: “É uma alegria ver que o CAUM continua em frente, com garra e com muita força”. A ex-corista aconselhou ainda os alunos a envolverem-se em organizações culturais do género: “Abram os horizontes, envolvam-se e participem, porque mais do que ter um bom currículo, com boas notas, ganha-se muito em ter este tipo de experiência”.

 

O concerto comemorativo dos 25 anos

“Está a ser espetacular. Não estava a espera de um concerto tão divertido. Estão a cantar tão bem”, afirma Carina Oliveira, uma das espectadoras. Também no público, Maria Luísa, assídua frequentadora de espetáculos de tunas e coros universitários, refere que o concerto “é uma mais-valia para todos os que participam; isto faz com que se crie atividade na cidade e que se dê a conhecer salas de espetáculos como esta”.

Para Joaquim Costa “foi um bom espetáculo, teve muita diversidade de músicas e adorei ouvir o hino da academia”. O estudante do Minho destacou a importância de concertos desta dimensão para a Universidade, já que permitem mostrar mais tudo o que a Universidade envolve.

 

25 anos passaram. E agora?

2014 é o ano de comemoração dos 25 anos do CAUM, ao longo do qual estão a ser promovidas algumas iniciativas para assinalar o aniversário.

Joana Granado, Presidente do coro, admite querer continuar a organizar eventos desta envergadura e a estabelecer parcerias: “O facto das parcerias com tunas, outro coro e um grupo de percussão terem corrido tão bem, só nos faz querer continuar e criar mais concertos temáticos”. “Neste momento posso dizer que o coro vive e vai viver. Acredito que terá um futuro brilhante, com muitas surpresas”, conclui a Presidente do CAUM.

[metaslider id=3287]