Gil Vicente vence na última jornada
O Gil Vicente venceu o Nacional da Madeira por uma bola a zero. O golo foi marcado por Diogo Viana, na conversão de uma grande penalidade. Assim, os minhotos puseram fim a um ciclo de sete jogos sem vencer e alcançaram o objetivo traçado no início da temporada: os 30 pontos.
Numa tarde muito quente em Barcelos, o Gil Vicente recebeu o Nacional naquele que foi o último jogo oficial da época para ambas as equipas. Pelo calor que se fazia sentir e pelo facto de nada mudar para estas duas equipas, independentemente do resultado, o jogo teve um ritmo muito lento.
A equipa de Barcelos entrou melhor, jogava para os seus adeptos e tinha um objetivo ainda não alcançado. No entanto, com o decorrer dos minutos, os insulares, mesmo com algumas mexidas na equipa, passaram a ter mais posse de bola e começaram a instalar-se no terreno dos minhotos.
No entanto, foi o Gil que inaugurou o marcador. À passagem da meia hora de jogo, Hugo Vieira foi derrubado na grande área por Rui Silva e Diogo Viana, chamado à conversão da grande penalidade, colocou a turma de João de Deus na frente.
No início da segunda parte, Manuel Machado fez duas alterações e o Nacional parecia vir com mais vontade de virar o jogo. Logo nos momentos iniciais, Pecks quase marcava um autogolo. Valeu Adriano Facchini, que estava atento e evitou aquele que seria o empate para a equipa da Madeira.
Ambos os treinadores foram mexendo na equipa, mas o jogo continuava desinteressante. A um quarto de hora do final do jogo, Facchini voltou a evitar o golo. Depois de um cabeceamento de Diego Barcellos, o guardião defendeu para a trave.
Até ao final da partida, as redes não voltaram a abanar e mesmo os lances de perigo foram muito escassos. O Gil Vicente terminou, assim, a época 2013/2014 na 13ª posição com 31 pontos.