Iniciativa “7 Dias com os Media” está de volta
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa marca o início da segunda edição da iniciativa “7 dias com os Media”. “Selfie Mediática”, “Ouvir para VER” e “Mundo Oculto” são algumas das atividades realizadas pelos estudantes da Universidade do Minho no âmbito da iniciativa.
Arranca hoje a edição 2014 do programa ‘7 Dias com os Media’. A iniciativa desafia vários intervenientes da sociedade, como organizações, instituições, empresas e cidadãos, a comemorar a liberdade de imprensa. Ao longo da semana mediática, serão promovidas diversas atividades relacionadas com os media, envolvendo várias instituições por todo o país, incluindo a Universidade do Minho.
“Selfie Mediática” é a atividade do grupo de Cristina Leite, estudante do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação. Segundo Cristina Leite, a atividade consiste num “passatempo onde as pessoas tiram um selfie com o seu media favorito e referem o motivo dessa escolha”. Neste sentido, o principal objetivo da “Selfie Mediática” é conhecer de uma forma original e criativa quais os media favoritos dos participantes do passatempo. O participante com a “foto mais criativa e original” ganha um prémio.
“Ouvir para VER” é outra atividade no âmbito da iniciativa “7 dias com os Media”. O projeto incide na relação das pessoas cegas com os meios de comunicação social, e será desenvolvido a partir da locução de um livro infantil, que será apresentado, em breve, numa associação de invisuais. Organizada por um grupo de estudantes do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, “Ouvir para VER” tem uma vertente solidária. Segundo Ana Soares, um dos membros do grupo, a atividade visa “sensibilizar as pessoas para as dificuldades que as pessoas cegas têm em aceder a conteúdos culturais em determinados meios de comunicação”.
Uma exposição sobre a censura em Portugal, intitulada de “Mundo Oculto” é outra das atividades, promovidas por alunos de Ciências da Comunicação. “Mundo Oculto” é uma exposição interativa que se vai realizar no dia 7 de maio, na sala 110 do Complexo Pedagógico II, na Universidade do Minho, em Braga. Durante a atividade vão ser “apresentados conteúdos alusivos à época, que permitam aos visitantes estar em contacto com aquilo que foi a imprensa em Portugal no período antes do 25 de abril”, explica uma das responsáveis pela atividade, Judite Rodrigues.
A edição “7 dias com os Media 2014” pretende estimular a organização de iniciativas dedicadas à liberdade de imprensa, numa era em que as questões da liberdade, e da consequente responsabilidade, se tornam ainda mais prementes. As atividades focam-se na questão da liberdade.
Os jovens estudantes que participam na semana dos “7 dias com os Media” descrevem a iniciativa como uma forma de aprendizagem, tanto para os participantes como para o público-alvo das atividades em curso. Para a estudante de Ciências da Comunicação, Judite Rodrigues, a iniciativa é enriquecedora. “É uma iniciativa que nos enriquece e que nos permite, ao participarmos, mostrar o poder dos media às pessoas, poder esse que muitas vezes não se dão conta que existe, mas que tem um impacto enorme no nosso quotidiano e na nossa cultura”, explica.
A iniciativa “7 dias com os Media” é organizada pelo Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM), em parceria com um conjunto de promotores, entre eles, a Universidade do Minho, através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
A segunda edição da iniciativa decorre de 3 a 9 de maio e consiste numa operação de sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media ocupam no seu dia-a-dia. Combater o “deficit de literacia mediática e de cidadania” é uma das razões que levou a GILM a promover a nova edição.