A equipa de basquetebol do Vitória deslocou-se aos Açores para defrontar o SC Lusitânia no terceiro jogo das meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol e venceu por 81-87.

Depois dos açorianos terem vencido um encontro em território continental, empatando a eliminatória em um a um, os vimaranenses alcançaram uma curta, mas importante vantagem, vencendo o terceiro jogo.

A primeira metade da partida pautou-se pelo equilíbrio. Prova disso é que a equipa da casa liderava o marcador com apenas um ponto ao intervalo.

No entanto, na segunda parte assistiu-se a uma ligeira mas suficiente supremacia do Vitória. Ainda assim, de salientar o desempenho dos norte-americanos do Lusitânia, Marcel Momplaisir e James Smith, que juntos somaram 54 pontos. Do lado vitoriano, João Balseiro assinou 19 pontos e João Guerreiro somou outros dez tentos.

O fator casa, que poderia ser um trunfo para o conjunto insular, acabou por não assumir relevância, uma vez que os homens de Guimarães estão a um triunfo de carimbar o passaporte para a final.

O quarto jogo disputa-se este domingo e a formação do Lusitânia está obrigada a vencer para continuar a acalentar o sonho da final.