Festivais Gil Vicente de regresso a Guimarães
O Festival de teatro Gil Vicente começou há 27 anos e regressa este ano a Guimarães, entre os dias 5 e 15 de junho. Os eventos têm como palco o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e a Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC). O programa para os dez dias conta com novos artistas, mostrando novas companhias, dramaturgos e encenadores.
O primeiro dia do Festival começa com um texto de Shakespeare. “A Tempestade” conta uma história de amor e vingança e é apresentada pela companhia galega “Voadora”. No dia seguinte, na PAC, vai ser possível assistir a uma performance em que o “Feiticeiro de Oz” é deslocado para o contexto contemporâneo através da peça “OZZZZZ”.
No primeiro fim-de-semana, que se segue à estreia do Festival, vai haver a oportunidade para ver a peça “Trahisons” cuja interpretação está a cargo da companhia de teatro belga tg Stan. A companhia apresenta a peça de uma forma inovadora e com a ordem invertida: a peça começa no fim e desenrola-se até ao princípio, incentivando a reflexão e o pensamento.
Na semana seguinte, no dia 12 de junho, o festival passa pelo grande auditório do CCVF com “Tartufo”, uma peça da Companhia de Teatro de Almada. Na noite de sexta-feira, mas desta vez no pequeno auditório, vai ser possível descobrir o trabalho do encenador Nuno Cardoso, através da peça “Demónios”. A performance conta a história de dois casais cujo pior pesadelo é a solidão.
No encerramento da 27ª edição dos Festivais Gil Vicente, Guimarães recebe a peça “Na Solidão dos Campos de Algodão”, no dia 14 de junho, às 22h00, e no dia 15, pelas 17h00. A produção da peça esteve a cargo da companhia Teatro Oficina, projeto da cidade berço.
Mas nem só de performances se faz o Festival. A aposta passa, também, pela formação com a realização de um Workshop de Voz e Elocução, com Luís Madureira, entre os dias 11 e 13 de junho e cujo preço é de 25 euros. O Festival vai ainda contar com a presença de alguns projetos de formação teatral da região onde se inserem a Universidade do Minho, a ESAD de Vigo, o Teatro Oficina e a Escola Profissional Balleteatro.
Os bilhetes para os espetáculos têm o custo de 5 euros em situações específicas e 7,50 euros para o público em geral. É também possível assistir a todos os espetáculos por 30 euros, através do pagamento da assinatura “Festivais Gil Vicente 2014”.