No antigo quartel da GNR, no centro de Braga, situa-se o GNRation. Nasceu com grandes objetivos, alimenta-se de cultura e move-se para fazer da cidade minhota uma referência no domínio artístico.

O logótipo de grandes dimensões à entrada do espaço assinala que ali está uma geração cultural. Este quartel está, agora, ligado à criação, produção e consumo de atividades artísticas e criativas, pretendendo atrair e maximizar o talento, bem como à emergência e interação de ideias e negócios. Uma das suas grandes funções: promover a cultura e a arte da cidade. O policiamento que o carateriza, hoje, é a busca pelo talento, ideias e negócios que permitam à Bracara Augusta reforçar o seu posicionamento no Cluster Regional de Indústrias Criativas.

Moderno, inovador e urbano”, assim é descrito o espaço pelo programador artístico, Luís Fernandes, que afirma: “A nossa missão é educar, mostrar coisas novas e integrar a própria comunidade em processos artísticos, de uma forma regular, que é algo que nunca foi feito aqui, em Braga”.

Criado durante o ano em que a cidade minhota foi Capital Europeia da Juventude, em 2012, este espaço não se dedica apenas ao segmento jovem. A ideia, segundo Luís Fernandes, é “programar para pessoas de diferentes idades, porque o objetivo é incluir toda a gente e não direcionar apenas para uma fatia da população”.

 

Uma nova administração com novas ideias 

Desde janeiro em processo de transição, devido à tomada de posse da uma nova administração, a programação do GNRation vai ter início no mês de setembro deste ano. Segundo Luís Fernandes, as grandes áreas de aposta do espaço no panorama cultural serão a música moderna, música contemporânea, as artes digitais e o cruzamento entre artistas e comunidade.

Uma programação que se pretende “interessante”, disse o programador artístico, adequada à população bracarense e atendendo à inovação e à criatividade. A interatividade também será uma das caraterísticas presentes nos futuros eventos que compõem a agenda do GNRation. O espaço pretende, assim, sensibilizar as pessoas para vertentes artísticas menos comuns, importantes em termos formativos, incluindo-as numa criação artística, o que, para Luís Fernandes, é “extremamente valioso”.

 

Uma incubadora de talentos

Trabalharemos com todo o tipo de perfil de pessoa”, afirma o programador artístico. O GNRation acredita que o talento também se encontra nos artistas emergentes e que deve ser explorado.

A GNRation trata-se, assim, é uma incubadora onde se pretende uma criação artística que integre artistas e comunidades locais, amadores ou não, com intervenientes vindos de fora. O programador artístico acredita que esta fação “vai ser capaz de chamar um público informado e informar um público pouco informado”, tornando o espaço numa referência.

Luís Fernandes sublinha, ainda, que vai ser mantido “um nível de programação elevado”, com a presença de artistas com um percurso forte, o que será motivo de visita ao espaço.

 

“Queremos trazer algo de novo à cidade”

A programação do GNRation, que terá início no mês de setembro, conta com a realização de exposições, concertos, residências artísticas e ações de serviço educativo.

Entre os artistas que irão atuar no espaço, podem-se encontrar nomes como PAUS, Fachada, Black Bombaim e Rodrigo Amado. Ainda no mundo da música, o GNRation junta-se ao Festival Semibreve, uma parceria que trará à cidade de Braga concertos de Sensate Focus e Miles, nomes importantes para a música eletrónica.

Pelos palcos do GNRation irá passar o espetáculo “We travel the spaceways” de Nuno Rebelo, fruto de uma parceria com o Teatro Maria Matos no âmbito das comemorações dos 100 anos do músico norte-americano Sun Ra.

Outubro será o mês de arranque da programação do espaço no que diz respeito ao projeto “Quero é viver”, projeto esse que surgirá através da colaboração do serviço educativo da fundação da Casa da Música e da CERCI Braga. A temática do espetáculo será centrada na obra de António Variações e a sua apresentação terá lugar em dezembro.

Pelo GNRation irá passar uma extensão oficial da 22ª edição do Curtas Vila do Conde, nos dias 17 e 18 de julho, onde serão apresentadas sessões de curtas-metragens.

 

O GNRation continuará, no centro da cidade, com o seu logótipo à entrada, guarda de informação de um lugar onde se dão passos para uma Bracara mais cultural.