O HC Braga perdeu na tarde de sábado em casa frente à Associação Desportiva Sanjoanense por 8-9, na primeira mão do playout. Em causa está a subida da Sanjoanense à primeira divisão de ou a descida do HC Braga à segunda divisão de hóquei em patins.

A partida iniciou-se com bastante velocidade e emotividade, pelo que as equipas rapidamente procuraram o caminho da baliza adversária, num jogo aberto e muito disputado. Daniel Bastos foi o primeiro a abrir o ativo para a Sanjoanense. Estavam decorridos cinco minutos de jogo.

O Braga, a jogar perante o seu público, reagiu e chegou o golo do empate aos 13 minutos, pelo capitão Luís Filipe. Mas Dani Bastos bisou aos 17 minutos, na sequência de uma recarga de um livre direto. No minuto seguinte, Tiago Ferraz fez o 1-3 para os homens de São João da Madeira.

O Braga, mais uma vez, teve de correr atrás do resultado e conseguiu chegar ao segundo golo a cinco minutos do intervalo, por Ângelo Fernandes. A escassos segundos do intervalo, Fred conseguiu o empate para os bracarenses. O jogo foi para o descanso empatado a três bolas.

Na etapa complementar, o Braga entrou melhor e viu-se pela primeira vez em vantagem no encontro aos oito minutos, aquando do golo do jovem Miguel Vieira. Contudo, Daniel Bastos voltou a brilhar para a Sanjoanense e operou a reviravolta no marcador em dois minutos: primeiro aos dez, numa recarga de um livre direto e depois aos 12 minutos.

A formação da casa foi em busca do golo do empate, mas foram os visitantes a marcar novamente por Chico Barreira, aos 15 minutos. Dois minutos depois, Miguel Vieira reduziu de livre direto para o Braga, colocando o resultado em 5-6, a oito minutos do final da partida.

No minuto seguinte, Chico Barreira recolocou a Sanjoanense com dois golos de vantagem. A quatro minutos do fim do encontro, Daniel Bastos colocou pela primeira vez os visitantes a vencer por três golos de diferença.

Na reta final do jogo, os minhotos tudo fizeram para minimizar a desvantagem e conseguiram o empate nos três minutos finais. Primeiro aos 21 minutos, por Miguel Vieira, que voltou a marcar logo a seguir de livre direto. Aos 23 minutos, o capitão Luís Filipe apontou o golo da igualdade.

Ambas as equipas tentaram de tudo para marcar no último minuto e acabou por ser a Sanjoanense a fazê-lo por Alfredo Nogueira, num remate cruzado de meia distância.

O jogo terminou com a vitória dos homens do distrito de Aveiro, num jogo bastante emotivo e competitivo. A Sanjoanense parte assim em vantagem para a segunda mão do playout que se realiza na terça-feira em São João da Madeira, pelas 21 horas.