O Orçamento do Estado para 2015, apresentado na semana passada, esteve em discussão, este sábado, na reitoria da Universidade do Minho. O debate serviu para fazer um balanço e uma reflexão sobre a atuação do Governo em matéria no Ensino Superior.

A proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano prevê  uma verba de 990,5 milhões de euros para o Ensino Superior e Ação Social, ou seja, menos 91,3 milhões de euros (-8,4%) em relação a 2014. O corte orçamental no Ensino Superior deverá ser de 1,5%, tal como tinha sido anunciado no verão. Apesar destes cortes, está previsto um ligeiro aumento da dotação para a Ciência, um investimento que, indiretamente, irá reforçar as universidades.

Estas medidas foram discutidas pelos dirigentes associativos e membros partidários presentes no encontro. “Temas como a ação social, o abandono escolar e os problemas financeiros das instituições” foram os que mereceram mais atenção, de acordo com o presidente da AAUM, Carlos Videira.

O debate foi moderado pelos lresidentesda Federação Acadêmica do Portoeda Associacao Academica da Universidade do Minho, contando com a participação de diversos representantes de juventudes partidárias nacionais.

Joana Fernandes
Nelma Pinto