HC Braga é campeão europeu em juvenis
O Hóquei Clube de Braga sagrou-se campeão europeu, no escalão de sub-17, ao vencer a primeira edição do Eurockey, que se realizou na Catalunha. No jogo da final, a equipa portuguesa, que marcou presença na prova por ser a atual campeã nacional de juvenis, derrotou os italianos do Modena, por 2-1, numa partida intensa e disputada nos limites até ao último apito.
Para o treinador da equipa minhota, Vítor Silva, o triunfo representa “um grande orgulho e uma grande satisfação” pela forma como foi conquistado e pelo mérito que os adversários reconheceram ao HC Braga. “Foi espantoso ver o público espanhol e os próprios responsáveis das outras equipas saudarem os nossos jogadores“, revela Vítor Silva, em declarações ao ComUM.
No jogo decisivo, o HC Braga chegou ao intervalo em vantagem, fruto de dois golos apontados por André Silva no espaço de dois minutos. Na segunda parte, os italianos do Modena reduziram, apertaram o cerco à baliza portuguesa e o jogo entrou num registo alucinante. O Modena desperdiçou uma grande penalidade que lhe valeria o empate e Gabriel, eleito melhor jogador da final, agigantou-se na baliza do HC Braga. O guardião foi decisivo ao parar um livre direto e a realizar outras intervenções que impediram que o campeão italiano anulasse a vantagem portuguesa.
“Foi um jogo extremamente tático, ao contrário da meia-final em que estivemos a perder 3-0, conseguimos empatar e acabamos por conseguir a vitória nos livres diretos“, diz Carlos Silva, orgulhoso pela maturidade demonstrada pelos jogadores do HC Braga. “Na final, controlamos o andamento do jogo. Foi uma grande vitória“, considera o treinador da primeira equipa a vencer a Eurockey Cup.