Estudante da UM quer melhorar a segurança da ciclovia da Variante da Encosta
Na sequência do Orçamento Participativo, Pedro Vieira, doutorando em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho, apresentou junto da CM Braga uma proposta que visava a melhoria das condições de segurança da Ciclovia da Variante da Encosta. Em entrevista ao ComUM, o estudante afirmou que “há grandes falhas de segurança” naquele espaço público, que poderia ser utilizado por mais pessoas, casos essas “falhas” não existissem.
Pedro Vieira salienta “a importância” que a ciclovia da Variante da Encosta tem para “a Universidade do Minho, os trabalhadores, alunos e colaboradores”, que a usam para acederem à UMinho e também para a prática desportiva. O jovem aponta como principal problema o facto de “nas zonas de estacionamento, a ciclovia não estar junto do passeio”, o que faz com que seja, muitas vezes, ocupada por carros. Outro dos problemas é o estacionamento indevido na própria ciclovia, o que obriga os ciclistas a deslocarem-se pela estrada, aumentando o risco de acidente.
Apesar de não ter conseguido lugar entre as propostas vencedoras e, consequentemente, não ter financiamento para a concretização da sua proposta, Pedro Vieira não vai desistir. O estudante já contactou “autores de outros projetos ligados a bicicletas e ciclovias” de forma a apresentar junto da Câmara Municipal de Braga uma nova proposta. Caso não tenha aprovação, Pedro Vieira ainda tem esperança de conseguir financiamento no próximo Orçamento Participativo da autarquia.
Sérgio Neto