O OC Barcelos venceu esta quarta-feira a formação da Juventude de Viana em Monserrate, por 3-4, em jogo a contar para a terceira jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão de hóquei em patins.

A primeira parte foi bastante equilibrada e não se registaram golos, muito por culpa dos dois guardiões, embora ambas as equipas tenham desperdiçado um livre direto cada uma.

A história da etapa complementar foi completamente diferente, sendo que a equipa visitante abriu o ativo logo aos três minutos, por Pedro Mendes. Numa partida com muitas faltas, a Juventude de Viana podia ter chegado ao empate à passagem do minuto nove, mas o experiente avançado Luís Viana não conseguiu bater Ricardo Silva num livre direto. Na jogada seguinte, Luís Querido teve a oportunidade de converter um livre direto e aproveitou para fazer o 0-2.

Pouco depois, a formação da casa conseguiu reduzir por intermédio de Gustavo Lima, que colocou o esférico no interior da baliza barcelense na recarga a um livre direto.

A seis minutos do final, André Centeno conseguiu o empate para a Juventude, em situação de power-play, após cartão azul mostrado a Pedro Mendes.

Numa altura em que o jogo estava partido e se aproximava do fim, Zé Pedro fez o 2-3 para o Barcelos a três minutos do término da partida. Seguidamente, Nuno Félix podia ter reposto a igualdade para a Juventude, mas não conseguiu converter um livre direto.

Numa noite recheada de ocasiões de bola parada, o jovem Miguel Vieira sentenciou a partida a dois minutos do fim, faturando de livre direto o 2-4 para o Barcelos.

André Centeno ainda reduziu a 18 segundos do fim, mas a vitória acabaria mesmo por pertencer à equipa visitante, num jogo bastante disputado, com muitas faltas e muita emoção, principalmente no segundo tempo. Um verdadeiro derby minhoto, portanto.

O OC Barcelos somou então a terceira vitória em três jogos e junta-se ao FC Porto e ao Benfica na liderança do campeonato, sendo que na próxima jornada recebe precisamente a formação benfiquista. Já a Juventude de Viana somou a segunda derrota em jogos do campeonato e na próxima jornada desloca-se ao reduto do Paço d’Arcos.