A Universidade do Minho recebeu, esta semana, a Code Week, um evento de programação organizado pelo Centro de Estudantes de Engenharia da UMinho (CeSIUM), que trouxe a RubyConf pela primeira vez a Portugal.

A programação informática esteve no centro das atenções, durante os sete dias da iniciativa. “O reconhecimento da existência de muitos interessados em iniciar-se ou aprofundar conhecimentos na área” foi o principal motivo que levou o CeSIUM a preparar uma semana de atividades de programação, de acordo com um dos membros da organização, Miguel Pinto.

Uma das atividades em destaque foi a RubyConf, uma conferência internacional organizada pelo Group Buddies, que se realizou pela primeira vez no nosso país.

Satisfeito com a afluência registada, Miguel Pinto realça  o sucesso dos primeiros dias, em que os auditórios encheram para as palestras e workshops apresentados. O estudante acredita que com esta iniciativa foi possível “espalhar o gosto pela programação”, não só aos mais novos, com projetos como o CoderDojo, mas também aos muitos estudantes da UMinho que participaram nas iniciativas.

Para garantir a continuidade do evento, a organização pretende reforçar o projeto Learning Hubs, de forma a permitir o desenvolvimento de aptidões de programação de todos os interessados.

A direção do CeSIUM considera, ainda, que este tipo de acontecimentos assume “extrema importância” para a UMinho, propiciando novas oportunidades para a região.

 

Ana Miranda

Gabriela Ferreira