“Serenatas Velhas” marcam início de semana festiva
Dezenas de estudantes da UMinho, trajados a rigor, concentraram-se, ontem, em Guimarães, para assistirem às “Serenatas Velhas”. O tradicional evento de homenagem à cidade e de receção aos novos estudantes deu o mote para mais uma edição da festa da “Receção ao Caloiro”.
O espetáculo musical foi proporcionado pelo Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho, que partiu do Largo da Oliveira, em cortejo, para outros pontos importantes da cidade.
Para Fernando Azevedo, estudante do curso de Engenharia Informática, esta tradição propicia “a reflexão académica, antes da Latada”, dando a conhecer aos novos alunos uma parte das tradições da Academia Minhota.
Já Joana de Almeida, do curso de Engenharia de Materiais, considera que “a adesão dos estudantes” a este evento tem vindo a crescer, reconhecendo, ainda, um maior interesse da comunidade académica pela cultura musical da UMinho.
As tradicionais Serenatas “são importantes pelo percurso que fazem pelo Centro Histórico de Guimarães, tendo um simbolismo diferente, já que estão ligadas a uma atividade cultural associada à UM”, destaca o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Carlos Videira.
A semana da “Recepção ao Caloiro” conta com uma “uma atividade reforçada com uma perspetiva de continuidade numa primeira experiência de quatro noites”, a iniciar já hoje, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, de acordo com Carlos Videira.