Start Point de olhos postos no futuro
Organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho, a iniciativa “Start Point- Orienta o teu futuro”, cuja coordenação está a cargo do LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUU, teve lugar terça e quarta-feira em Gualtar e Azurém, respetivamente.
Milhares de alunos, diplomados, investigadores, docentes e jovens desempregados participaram na iniciativa, que contou com a presença de 70 empresas/entidades da região. O objetivo era promover o empreendedorismo e a empregabilidade dos futuros trabalhadores, incitando-os ao mundo laboral.
Através de workshops, palestras e formações com oradores de renome, esta feira de emprego de entrada livre, orientou os participantes na construção de um futuro melhor, tal era o lema da edição deste ano.
Algumas das empresas participantes aproveitaram a ocasião para recrutar novos colaboradores. Mas, o encontro serviu, ainda, para os empresários desafiarem os jovens a desenvolver ideias de negócio, tendo em vista a criação de empresas, informando-os sobre os procedimentos a respeitar.
Para Marta Carvalho, finalista do curso de Design e Marketing de Moda, esta iniciativa revelou-se “muito positiva”, já que deixou a estudante “empolgada” com a possibilidade de criar o seu próprio negócio.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Star Point aproximou jovens estudantes e empreendedores da região do mercado de trabalho. A iniciativa integra a European SME Week, promovida pela Comissão Europeia.
Nelma Serpa Pinto
Joana Fernandes