Alunos da UM salientam a subvalorização da cultura em Portugal
O Dia Nacional da Cultura comemora-se esta Quarta – feira, dia 5 de Novembro. A propósito desta data, o ComUM foi saber, junto dos alunos da Universidade do Minho (UM), o que é para estes a cultura e como caracterizam a importância que Portugal confere a este setor da sociedade.
Joana, aluna do 1ºano de Biologia Aplicada, designa cultura como “um modo de nos apresentarmos à sociedade”. Quanto ao caso português, a estudante lamenta que esta ” seja completamente menosprezada” em Portugal, considerando que “os jovens deveriam ter uma maior intervenção na cultura”.
Da mesma forma, Alexandre, aluno de Optometria e Ciências da Visão, generaliza e defende que todas as pessoas, independentemente da classe, deveriam ter um maior acesso à cultura. O estudante lamenta, ainda, a falta de apoios para quem a “tenta desenvolver”. Andreia Gomes, estudante do mesmo curso, afirma que a solução pode passar por conceder bolsas para jovens artistas, assim como uma maior divulgação dos espetáculos.
Caracterizada como “um conjunto de artes” pela aluna Daniela Soares, estudante de Ciências da Comunicação, definir cultura não é tarefa fácil. As opiniões baseiam-se na ideia de que a cultura é a riqueza de um país. No entanto, no que toca ao caso português, os estudantes da UM defendem que a cultura em Portugal está subvalorizada, sendo a falta de informação o maior problema. A solução pode passar, segundo estes, por uma maior divulgação dos espetáculos e outros eventos culturais.
Maria João Costa
Tânia Quintas