Braga cilindra Penafiel
O Sporting de Braga deslocou-se este sábado a Penafiel para vencer a equipa local por uns expressivos 6-1, em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga Portuguesa.
A equipa bracarense começou melhor, criando aos 12 minutos o primeiro lance de perigo, através de um livre batido por Tiago Gomes. No seguimento desta jogada surge o primeiro golo do jogo, após excelente entendimento entre Alan e Rafa, com o jovem português a rematar com frieza frente a Haghighi.
Ao minuto 27, Rabiola é derrubado dentro da área por André Pinto e o árbitro Hugo Miguel assinala grande penalidade a favor da equipa da casa. Na conversão, o mesmo Rabiola repõe a igualdade com um remate irrepreensível.
Os minhotos não baixaram os braços e quase marcaram aos 31 minutos, após livre batido à entrada da área por Pardo. Passou perto a bola do colombiano.
Noutro livre marcado por Pardo nasce o lance do segundo golo bracarense. O colombiano cruzou para a área e, após defesa incompleta de Haghighi, Santos só teve de cabecear a bola para o fundo das redes penafidelenses.
Na segunda parte, mais do mesmo. Aos 48 minutos, após roubo de bola aos homens de Penafiel, Pedro Tiba remata para defesa difícil do guarda-redes iraniano.
Aos 55 minutos, após excelente jogada de combinação entre Rafa e Alan, o brasileiro volta a isolar o internacional português que assiste Pardo para o terceiro golo dos minhotos.
Determinado a assegurar a vitória o mais cedo possível, o Sporting de Braga foi atrás do quarto golo, que surgiu aos 59 minutos através de André Pinto. Depois de canto marcado na direita, Danilo desvia a bola e, após alguma confusão na área, o central português remata para o fundo das redes.
O Penafiel, embora abatido, ainda procurou reduzir a desvantagem com dois lances perigosos aos 67 e aos 72 minutos. O primeiro resulta de um cabeceamento de João Pedro por cima da baliza, enquanto o segundo resulta de um mau corte de Santos, que desvia a bola em direção à baliza defendida por Matheus. Valeu aos bracarenses a atenção do guarda-redes brasileiro.
Logo de seguida, aos 73 minutos, o Braga chega ao 1-5 após remate de Luiz Carlos que sofre um desvio em João Martins, traindo o guarda-redes penafidelense.
Com a vitória mais do que conquistada, os homens orientados por Sérgio Conceição ainda voltaram a marcar por intermédio do recém-entrado Sami que só teve de encostar após cruzamento efetuado por Pedro Tiba.
Antes do final da partida, o Penafiel ainda dispôs de uma boa oportunidade para marcar o segundo golo, através de um livre marcado à entrada da área bracarense. Valeu, uma vez mais, a atenção do guarda-redes brasileiro Matheus.
Com este resultado, a equipa bracarense atinge os 21 pontos, igualando o Belenenses no quarto lugar da tabela classificativa. O Penafiel, por outro lado, afunda-se na tabela classificativa somando apenas 4 pontos, estando agora em penúltimo lugar.
Na próxima jornada, o Sporting de Braga recebe o Vitória de Guimarães, , tendo-se em vista um dos melhores dérbis minhotos dos últimos anos, tendo em conta o momento que ambas as equipas vivem atualmente.


