A Comunidade Intermunicipal do Ave está a organizar o Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social 2014, com o objetivo de estimular a criação e a consolidação de iniciativas inovadoras com uma vertente social.

O feedback positivo e a qualidade dos projetos apresentados no ano passado motivaram o relançamento do concurso. As inscrições para a segunda edição do Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social do Ave estão abertas até dia 19 de novembro. Podem participar neste concurso pessoas individuais ou em grupo com, pelo menos, 18 anos (completos até à data do término do prazo de apresentação das candidaturas).

O concurso envolveu, numa primeira fase, workshops de sensibilização para os empreendedores (já realizados na Universidade do Minho e na Universidade Lusíada) e para as organizações sociais do território do Ave (na Comunidade Intermunicipal do Ave).

De acordo com a gestora de projetos sociais da CIM, Maria João Ferreira, durante a realização dos workshops, “os formandos puderam explorar, de forma prática, ideias ou soluções de negócios sociais, e trabalhar na estruturação e sustentabilidade das mesmas”. “O processo partiu da identificação do problema até à apresentação da ideia/projeto”, agora em curso, acrescentou. Nesta segunda fase, os formandos podem formalizar uma candidatura ao Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social do Ave 2014.

Este concurso continua a despertar o espírito empreendedor e a incentivar a inovação social para o desenvolvimento territorial. A principal missão do projeto é criar negócios, capazes de gerar valor para a sociedade e de apoiar causas sociais.

O Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social do Ave 2014 resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Ave com a ESLIDER Portugal.

 

Joana Fernandes
Nelma Serpa Pinto