Realizou-se na passada segunda-feira, dia 3 de novembro, a tomada de posse dos órgãos sociais do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) para o próximo ano. O evento teve lugar no Bar Académico (BA).

O CAUM deu início ao novo mandato dos órgãos sociais na presença de vários convidados. O reitor da UMinho, António M. Cunha, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, o presidente da Associação Académica da UMinho, Carlos Videira e o Maestro Rui Paulo Teixeira estiveram presentes na tomada de posse e proferiram discursos de apoio à nova direção, pela “coragem” em assumir o projeto cultural mais antigo da UMinho.

Na cerimónia estiveram também presentes elementos de alguns dos grupos culturais da UMinho, que felicitaram os novos órgãos sociais do Coro Académico.

A nova direção do CAUM, composta por elementos do coro académico, tem como representante a aluna de Ciências da Comunicação, Catarina Silva. Para a nova presidente, representar o grupo cultural mais antigo da UMinho significa assumir uma enorme responsabilidade, mas, acima de tudo, assumir o carinho e orgulho pelo CAUM”.

Depois da celebração dos 25 anos, o CAUM tem novos projetos para o próximo ano. Catarina Silva refere que o mandato atual vai funcionar numa linha de continuidade, tendo em conta o trabalho desenvolvido pelas direções anteriores. “A nova direção tem como objetivo continuar o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos, no sentido de dar a conhecer o CAUM, criar laços com a academia minhota, com a cidade e alargar a sua música e costumes a outras partes”, afirma.

A atual presidente do CAUM espera que o próximo ano seja “cheio de sucessos”. “Trabalharemos sempre no sentido de fazer crescer este CAUM, que em tanto nos faz crescer também e, por isso, espera-se o melhor”, acrescenta.

Catarina Silva revela, ainda, que “muitos outros projetos já estão a ser levados a cabo pela nova direção”. Um dos projetos é o Encontro de Coros Universitários, organizado pelo CAUM, previsto para o mês de abril e que vai contar com a presença de vários coros universitários nacionais e internacionais.

Relativamente aos projetos mais próximos, o CAUM segue uma tradição de vários anos na realização de concertos na cidade de Braga. No dia 13 de dezembro, tem lugar na Sé de Braga, a 19ª edição do Puer Natus Est. O concerto de Natal do CAUM tem, como já é tradição, um cariz solidário.