Departamento de Engenharia Mecânica celebrou 25º aniversário com semana de atividades
Com o lema “25 anos a criar valor”, o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho comemorou esta semana as bodas de prata com um conjunto de atividades ligadas à área, no campus de Azurém, em Guimarães. Inovação, Empreendedorismo e Ensino foram alguns dos principais temas que marcaram a semana comemorativa, que contou com a presença de diversas personalidades do meio académico e empresarial.
Protótipos de investigação, projetos de investigações e diversos trabalhos dos alunos do DEM estiveram exposição durante a última semana. Além dos debates diários sobre diferentes temas, foram entregues os prémios de mérito aos melhores alunos do curso de Engenharia Mecânica.
A sessão de abertura, no dia 3, contou com a presença do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, do diretor do Departamento de Engenharia Mecânica, Filipe Samuel Silva, e do diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEM), Eurico Seabra.
Na terça feira, o tema escolhido foi “Inove Connosco – Ciência e Inovação com empresas”. Um dia que contou com a participação de diversas entidades do meio empresarial, como por exemplo, os representantes da Bosch Termotecnologia S.A, da TecMinho e da Extreme Materials.
A temática “A mecânica do Empreendedorismo” marcou os debates de quarta feira. Nestas palestras participaram Elisabete Sampaio de Sá, sobre a “Ideia de negócio – visibilidade e potencial”, Bruno Santos, da Venture Catalysts sobre o “Modelo de negócio – Planeamento e estratégia”, e Clara Silva, da TecMinho sobre o “Apoio aos empreendedores”.
Na quinta feira, dia 6 de novembro, o círculo de atividades centrou-se no “Ensino da Engenharia Mecânica: Desafios e Oportunidades”. O debate contou com um vasto painel de convidados: Carlos Castro, aluno do MIEM; Pedro Castro, antigo aluno da licenciatura em Engenharia Mecânica; José Manuel Fernandes, empregador da empresa Frezite; Ana Margarida Veiga Simão, docente da Universidade de Lisboa; Maria Assunção Flores, docente da UMinho; Manuel Seabra Pereira, docente jubilado da Universidade de Lisboa; e Carlos Neves, representante da Ordem dos Engenheiros.
Pedro Ribeiro
Vânia Lima