EEG Business Day aproxima os estudantes de empresas de sucesso
A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho realizou, esta quarta-feira, a 4ª edição do EEG Business Day, no campus de Gualtar, em Braga. Durante um dia, representantes de 19 empresas portuguesas de sucesso deram a conhecer aos estudantes da escola as suas entidades e as novas dinâmicas do meio empresarial.
À semelhança das edições anteriores, este evento procurou promover a facilitar uma aproximação entre os estudantes da EEG e empresas de referência, no mercado regional e nacional. Para José Vilaça, estudante do 2º ano de Economia, esta foi uma oportunidade de “conhecer as grandes empresas do panorama atual”.
Durante o dia, os estudantes tiveram oportunidade de participar em sessões de esclarecimento e de debate com membros de várias entidades.
A “Responsabilidade Social” deu o mote para o debate da tarde. A iniciativa contou com as intervenções da presidente do Banco Carregosa, Maria Cândida Rocha e Silva, da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, do diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, e da coordenadora do Centro de Informações Europe Direct, Alzira Costa.
A iniciativa contou, ainda, com a presença do atleta bracarense Carlos Sã, vencedor da ultramaratona da Califórnia, em 2013, que proferiu uma palestra subordinada ao tema “Run for Life”.
Para Pedro Lomba, aluno do 2º ano da licenciatura em Economia, esta atividade conferiu aos estudantes “uma noção mais realista do mercado de trabalho”. Já José Vilaça, também estudante do 2º ano de Economia, considera que, em comparação com a edição anterior, “as apresentações pioraram e não foram tão dinâmicas”, acrescentando que seria melhor se os oradores tivessem interagido mais com os alunos e tivessem dado a conhecer o trabalho das empresas “de uma maneira mais real”.
No “EEG Business Day” estiverem presentes representantes de 19 empresas de sucesso, entre as quais o Banco BIC, EDP, TENSAI, Sociedade Agrícola Monte Barrão, Bosch Car Multimédia, Impetus, Hospital de Braga, Primavera BSS e Galp Energia.
Esta iniciativa, inserida no EEGenerating Skills – Programa de Competências Transversais da EEG, envolveu dezenas de estudantes desta escola.
Elsa Mota Pereira
Liliana Malainho
Renata Cunha