Maria Trindade, aluna de Design e Marketing de Moda na UMinho, representou Portugal na final da Competição Internacional de Design, no passado dia 20 de novembro, na China. A apresentação do projeto “More than This” valeu à estudante da UMinho uma presença de destaque no concurso, que este ano teve como tema o “mundo material”.

Vencedora a nível nacional, a jovem minhota viajou até à China, repleta de expetativa e curiosidade, na companhia da sua mãe. Apesar de não ter vencido a final, Maria reconhece que ganhou  “sabedoria” com esta experiência única. O júri do concurso destacou o projeto da jovem portuguesa pelo seu “carácter humanitário”, e sugeriu a concretização do empreendimento como decoração das cidades.

“More than This” é “um projeto de uma tenda para os sem-abrigo, com um padrão inspirado nos vitrais da igreja, quase numa tentativa de pressionar a igreja a dar-lhes um abrigo”, explica Maria Trindade. A aspirante a designer de moda admite que a inspiração para o projeto foi o “paradoxo de a Igreja ser banhada a ouro e permitir que haja gente a dormir na rua”. Com esta iniciativa, Maria espera conseguir chamar a atenção para o materialismo que cada vez mais marca a Igreja Católica.

A estudante, natural do Porto, entende esta participação internacional como uma oportunidade para o seu trabalho ser reconhecido a nível internacional. No futuro, Maria Trindade ambiciona, ainda antes de criar a sua própria marca, trabalhar num departamento criativo de uma outra marca prestigiada.

 

Joana Fernandes
Nelma Serpa Pinto