O Vitória SC anunciou, esta semana, que passará a ter a modalidade amadora de taekwondo. Para isso, o clube minhoto conta com dois atletas: Rui Bragança e Nuno Costa.

Hugo Serrão, professor de Educação Física, será o responsável por comandar os atletas do Vitória SC nesta nova modalidade. Em entrevista ao site do clube, o treinador afirmou que existem várias estratégias a longo prazo para este desporto. “A primeira é transmitir aos vimaranenses que existe uma nova modalidade em Guimarães. Depois, queremos captar jovens e formá-los, de modo a que eles possam participar em competições”, revelou.

Em competição vão estar Rui Bragança e Nuno Costa. Com 22 anos, Rui Bragança, ex-ABC/UMinho, é o mais experiente. É vice-campeão do Mundo e campeão da Europa, na categoria de -58 kg. Atualmente ocupa o quarto lugar do ranking mundial e o quinto posto do ranking olímpico. Para Hugo Serrão, colocar o atleta nos Jogos Olímpicos seria “o realizar de um sonho”, embora sustente que a tarefa “vai ser muito difícil”.

A nível nacional existem cerca de três mil atletas federados e em Braga são cerca de cem. Nesse sentido, o responsável pela nova secção dos vitorianos assumiu que a prática da modalidade “não está enraizada no nosso país”, mas que os “êxitos alcançados recentemente” têm vindo a mudar essa tendência.