A empresa de Transportes Urbanos de Braga (TUB) quer criar uma linha de metro entre a Universidade do Minho e a Estação de Comboios. O projeto da TUB é visto como uma mais-valia pelos estudantes da academia minhota e pelo presidente da Associação Académica (AAUM).  

Os Transportes Urbanos de Braga pretendem investir num sistema de metro de superfície e renovar a frota de autocarros já existente. O investimento será de 15 milhões, de acordo com o administrador, Baptista da Costa, numa conferência no Club de Negócios SOHO.

O projeto estará concluído em dez anos, e inclui a instalação de um sistema elétrico de transporte urbano do tipo BRT – Veículo Rápido de Transporte (Bus Rapid Transport). A bilhética será alargada a outros postos de vendas, em locais estratégicos da cidade.

Esta iniciativa tem como principal objetivo ligar a UMinho e a Estação de Comboios de Braga, facilitando a mobilidade dos estudantes. A maioria dos alunos da UMinho, abordados pelo ComUM, vê este projeto como uma mais-valia.

A insatisfação perante a rede de transportes de Braga é partilhada por muitos dos alunos da UMinho inquiridos, na sua maioria, provenientes de outras cidades. “Não estou satisfeita, para além de serem desconfortáveis, os horários não são fixos”, afirma Diana Santos, natural do Porto e estudante da licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho.

Para o presidente da Associação Académica da UMinho, o projeto “vem aumentar e melhorar a mobilidade entre a universidade e a estação dos caminhos-de-ferro”, acrescentando que “muitos estudantes irão beneficiar disso”.

Ainda assim, Carlos Videira não desvaloriza o serviço de transportes que já é prestado, lembrando que a preocupação da AAUM em relação à mobilidade dos estudantes “resultou num alargamento dos horários noturnos e durante o fim de semana de algumas linhas do TUB”.

“Existem outras ligações entre a universidade e outros pontos da cidade que também deviam ser reforçadas, sobretudo às residências, ao centro da cidade e à central de camionagem”, acrescenta Carlos Videira.

O objetivo do projeto dos Transportes Urbanos de Braga é melhorar a mobilidade das pessoas, através da renovação dos transportes e da criação de novas alternativas, como é o caso da linha de metro.

O Plano Estratégico do Transporte prevê que haja um aumento do número de passageiros, passando de dez milhões para 15 milhões em cinco anos, e ascendendo aos 20 milhões dentro de dez anos.

 

Elsa Mota Pereira

Liliana Malainho

Renata Cunha