Vitória SC de luxo vence Sporting
O Vitória SC recebeu e venceu o Sporting por 3-0, em jogo a contar para a nona jornada da Primeira Liga.
Os vitorianos, que não venciam os ‘leões’ em casa desde a época 2007/2008, quebraram a tradição e exibiram-se em grande plano.
Ao minuto 11, o Sporting deu o primeiro sinal de perigo. Nani, na cobrança de um livre direto, rematou pouco ao lado da baliza defendida por Assis. À passagem do minuto 16, o Vitória encontrou o caminho do golo. Canto marcado por Hêrnani e Bouba Saré a desviar para o primeiro golo da partida.
A coesão dos minhotos, a anular todas as investidas por parte do Sporting, acabaria por resultar no segundo golo, à passagem do minuto 41. Cruzamento de Hêrnani, com o defesa-central leonino, Maurício, a tentar afastar o esférico da sua grande-área após cabeceamento de João Afonso, mas a colocar a bola na própria baliza.
No regresso das cabines e na tentativa de inverter o rumo da partida, Marco Silva fez entrar Slimani e Capel para os lugares de João Mário e Carrilo. E foi o argelino, ao minuto 47, a estar perto do primeiro para o Sporting. Mas Assis não permitiu. Na resposta, Hêrnani, um dos melhores na formação de Guimarães, fez tudo bem, mas Rui Patrício travou aquele que seria o terceiro golo para os homens da casa.
Vitória SC – Sporting CP, 3-0 (destaques)
Ao minuto 55, Bernard isolou Hêrnani, que na cara de Rui Patricio rematou para excelente defesa do internacional português. Uma segunda parte eletrizante, com os ‘conquistadores’ empenhados em garantir os três pontos, muito devido à coesão da equipa e ao inconformado André. Ao minuto 80, Cédric, na grande-área, carregou em falta o capitão vimaranense. Chamado a cobrar o castigo máximo, o capitão não falhou, dilatando o resultado para 3-0.
Os adeptos verde e brancos iam abandonando o estádio, em contraste com a euforia minhota, que viu mais do espetáculo Hêrnani. O avançado cabo-verdiano, à passagem do minuto 88, com um remate estrondoso, enviou a bola à barra da baliza de Rui Patrício.
Com este triunfo, o Vitória segue no terceiro posto com 20 pontos, alargando para quatro a vantagem sobre o quarto classificado, o Sporting. Este é, à 9.ª jornada, o melhor arranque de sempre do Vitória SC no campeonato.
Paulinho Cascavel, antigo jogador de ambas as equipas, foi homenageado antes do apito inicial. O Estádio D. Afonso Henriques, praticamente lotado, aplaudiu de pé o antigo avançado brasileiro de 55 anos.



