Barcelos é palco das Novas Artes
Entre os dias 15 de Novembro e 31 de Dezembro, Barcelos é novamente palco do festival Novas Artes Associadas (NAA). Organizado pela associação cultural EsferaNegra, este evento tem por objectivo promover as novas formas artísticas, num programa todo feito e apresentado por artistas.
Assim, durante um mês e meio podemos ver, em Barcelos, a já quinta edição deste festival que a cada ano junta mais nomes e maior adesão. “Há algum público que fomos ganhando, algumas pessoas foram começando a repetir a sua presença ao longo das diferentes edições e a trazer outras”, disse Filipe Miranda, organizador do evento. Por esta razão, o festival tem-se alargado não só temporalmente, como também no que toca ao programa – vídeo, música, fotografia, escultura, artes performativas e intervenção são apenas algumas das áreas que o festival aborda entre artistas nacionais e internacionais.
Num tom quase experimental, os espaços mais míticos de Barcelos (Teatro Gil Vicente, Centro Histórico, Biblioteca Municipal, etc.) acolhem o grupo Dead Men Talking, a fotógrafa ucraniana Anna Tea, o escultor Filipe Coelho e vários grupos de intervenção residentes do festival. “É difícil seleccionar um evento ou artista diferenciador. Todos estão presentes a participar, cada qual por motivos muito específicos da sua prática artística”, afirmou o organizador.
A entrada é gratuita em todos os espectáculos, na “cidade que serve de pano de fundo e de meio de intervenção para os artistas”.