Ainda não foi desta que o aflito Gil Vicente, último classificado da Liga, conseguiu vencer. Perante os seus adeptos, o conjunto minhoto não foi além de um empate a uma bola diante da Académica, num jogo a contar para a 13º jornada da Primeira Liga de Futebol.

Numa primeira parte completamente dominada pelos barcelenses, a Académica mostrou evidentes sinais de pressão e receio de errar, entregando a iniciativa de jogo aos homens da casa.

O Gil podia ter chegado ao golo por diversas ocasiões, com Paulinho a quase fazer o primeiro de canto direto. O guardião visitante também esteve em destaque, protagonizando uma grande intervenção, num dos principais lances do primeiro tempo. Jogando confortavelmente no meio campo do adversário, aos gilistas só faltou mesmo o golo na primeira parte.

Na etapa complementar, o Gil Vicente, de forma surpreendente, adotou uma postura mais cautelosa. À passagem do minuto 57,Rafael Lopes desbloqueou o jogo para a Académica, fazendo o 0-1 na sequência de uma jogada em que Salli não conseguiu bater o guardião da casa, Adriano. Rafael Lopes apenas teve de concluir o lance com um remate perante uma baliza deserta.

A partir do golo, o Gil jogou sobre pressão, mas ainda assim conseguiu chegar ao golo sensivelmente a um quarto de hora do final, por Paulinho. Até final do encontro, a Académica podia ter chegado ao golo da vitória, mas Adriano teve uma intervenção decisiva, selando o jogo com um empate no marcador.

Num jogo bastante pobre, o Gil Vicente continua no último posto, ainda que nesta partida tenha mostrado argumentos para vencer.

Na próxima jornada, os comandados de José Mota deslocam-se ao reduto do SL Benfica no próximo dia 21, pelas 17 horas.