Ana Beatriz Roma e Joana Almeida estudam Gestão na Universidade do Minho, em Braga. Em setembro de 2014, partiram para uma aventura em Espanha, ao abrigo do programa Erasmus. As duas estudantes estão em Zaragoza e fazem, ao ComUM, o relato da sua experiência.

Decidimos vir para esta cidade por mero acaso. Espanha sempre foi um país que nos cativou e, apesar de ser mesmo aqui ao lado, a sua cultura é diferente e encantadora.

Mal chegamos a Zaragoza apaixonamo-nos por esta maravilhosa cidade. Desde a emblemática catedral às pequenas ruelas que acolhem os famosos restaurantes de pinchos e tapas, uma grande opção aos tradicionais pratos castelhanos.

Bastaram poucos dias para nos sentirmos completamente acolhidas e rendidas a esta cidade, a esta tradição e aos seus costumes. Os espanhóis são um povo bastante patriota. De nada nos vale falar inglês ou “portunhol”, e dessa forma rapidamente aprendemos a falar castelhano, assim como as expressões do dia-a-dia, como o “hola guapa!” ou o famoso “hasta luego!”.

Um pequeno detalhe desta cidade é o chamado “Sierso”. Um vento tão forte que sem um casaco quente, gorro e luvas, nos projecta com a sua grande força.

Aqui o ambiente Erasmus é incrível, há meetings com todos os estudantes Erasmus todas as semanas, e há sempre excursões e viagens para as diversas cidades de Espanha, nomeadamente Barcelona e Madrid, visto que Zaragoza fica muito próxima dessas grandes cidades.

Sabemos que quando esta maravilhosa experiência acabar, iremos sentir muita falta desta cidade e do ambiente, que nos proporcionou momentos incríveis. Momentos que iremos guardar para o resto das nossas vidas.

Ana Beatriz Roma | Joana Almeida