O positivo do desporto minhoto em 2014
- Rivais e vizinhos: tão diferentes e afinal tão iguais…
SC Braga e Vitória SC fecham o ano com registos em tudo semelhantes: 28 pontos no campeonato, fruto de oito vitórias, quatro empates e duas derrotas. Tão diferentes e, afinal, tão iguais. Ainda assim, os bracarenses têm mais motivos para sorrir: além da vantagem neste confronto direto devido à melhor diferença de golos, foram responsáveis pela eliminação do Vitória da Taça de Portugal. A fechar 2014, o SC Braga é terceiro e está nos quartos de final da Taça, já depois de ter deixado o Benfica pelo caminho. O Vitória é quarto e tem sido uma das equipas mais elogiadas pela forma como joga. Em 2014, os dois clubes tiveram também razões para sorrir no futebol jovem: o SC Braga foi campeão nacional de juniores e o Vitória em juvenis.
- Juventude de Viana garante Liga Europeia
Entre janeiro e dezembro de 2014, a Juventude de Viana deixou de ser uma candidata a um lugar na Liga Europeia de hóquei em patins e tornou-se numa das equipas que vai entrar no novo ano com a possibilidade de se manter em prova. Na época de regresso ao principal escalão do hóquei português, a Juventude assinou uma caminhada surpreendente, sólida e com muitas vitórias conquistadas, que lhe permitiu terminar na quarta posição. Luís Viana, que trocara o Benfica pelos vianenses, foi o expoente máximo da equipa. Continua a sê-lo, aliás.
- HC Braga campeão europeu em juvenis
Em outubro, a formação juvenil do Hóquei Clube de Braga venceu a primeira edição da Eurockey Cup, realizada na Catalunha. No jogo da final, a equipa portuguesa, que marcou presença na prova por ser a atual campeã nacional de juvenis, derrotou os italianos do Modena, por 2-1, numa partida intensa e disputada nos limites até ao último apito. André Silva marcou os dois golos e o guarda-redes Gabriel foi eleito o melhor jogador da final. “Foi espantoso ver o público espanhol e os próprios responsáveis das outras equipas saudarem os nossos jogadores“, disse o treinador, Vítor Silva, ao ComUM.
- Santa Maria e Famalicão a tombar gigantes
O Santa Maria, clube de Barcelos que integra o Campeonato Nacional de Seniores, tomou o gosto a ser desmancha-prazeres na Taça de Portugal e em outubro, um ano depois de ter eliminado o Nacional, fez tombar a Académica. A equipa barcelense acabaria por cair nos oitavos de final, na Madeira, na vingança do Nacional, já depois de ter deixado pelo caminho o Santa Eulália. A surpresa da prova mudou de local mas manteve-se no Minho: o Famalicão venceu o derby minhoto ao Fafe, bateu agora o Paços de Ferreira, está nos quartos de final e vai jogar a Alvalade com o sonho de abrilhantar a caminhada vencendo o único “grande” em prova.
- SC Braga/AAUM e ABC/UMinho no meio dos candidatos
Depois de na época passada ter caído nas meias-finais do playoff de campeão, frente ao Sporting, o SC Braga/AAUM manteve a onda de bons resultados nesta temporada e fechou 2014 na vice-liderança do campeonato nacional de futsal, intrometido entre os dois principais candidatos ao título, Benfica e Sporting – os encarnados lideram, com seis pontos de vantagem sobre os minhotos. Em andebol, a situação do ABC/UMinho é semelhante: a equipa de Carlos Resende também vai atacar o próximo ano a partir do segundo lugar… defrontando, na primeira jornada de 2015, o líder, FC Porto, que tem mais cinco ponto.
- Portugal campeão mundial de andebol universitário
A jogar em Guimarães, Portugal sagrou-se campeão mundial de andebol universitário, em agosto de 2014. Depois de ter perdido as finais de 2000 e 2012, a seleção portuguesa, comandada pelo minhoto Gabriel Oliveira, conseguiu juntar o título mundial ao título europeu, batendo o Brasil no último jogo. Com muitos jogadores com ligações ao ABC/UMinho, Portugal subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio num Mundial. E, por outro lado, confirmou a qualidade do trabalho desenvolvido na área do desporto universitário – não só mas também – na Universidade do Minho.