UMinho, ABC de Braga e AAUM distinguidos pelo Município de Braga
A autarquia de Braga agraciou, ontem, no Theatro Circo, a Universidade do Minho com a medalha de Honra, o ABC – Académic Basket Club com a medalha de Grau Ouro e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) com a medalha de Grau Prata.
Estas foram algumas das instituições distinguidas pelo município, numa cerimónia destinada a reconhecer o mérito de várias entidades e personalidades bracarenses, que se notabilizaram pelos seus feitos pessoais e cívicos.
No ano em que celebra 40 anos de existência, a UMinho foi congratulada com a medalha de Honra. Depois da medalha de Ouro, a instituição minhota foi distinguida com uma medalha de grau superior, em resultado da contribuição da universidade para o desenvolvimento da cidade de Braga.
Na cerimónia foram, ainda, distinguidos o ABC – Académico Basket Clube, com a medalha de Grau Ouro, e a Associação Académica da UMinho, com a medalha de Grau Prata. As distinções servem para assinalar o esforço e dedicação destas entidades académicas na realização de atividades que resultam em assinaláveis benefícios para a cidade de Braga, de acordo com informação da autarquia.
O presidente reeleito da AAUM, Carlos Videira, salienta a importância destas distinções: “Este é um reconhecimento muito importante para três instituições que muito contribuem para o dinamismo da cidade de Braga, dentro das suas áreas de atuação, projetando o município a nível nacional e internacional”. “É um reconhecimento que certamente orgulha e motiva todas as organizações”, acrescenta o representante da academia minhota.
Já as condecorações individuais compreenderam personalidades ligadas à UMinho. Foi o caso de António Guimarães Rodrigues, ex-reitor da UMinho, com a medalha de Grau Ouro, e de alguns professores da academia: Vítor Aguiar e Silva (Grau Ouro), Eugénio Peixoto (Grau Prata) e Irene Montenegro (Grau Prata).
No total, a Câmara Municipal de Braga homenageou um conjunto de 53 personalidades e instituições bracarenses.